Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018 @ 19:08

Jornalista Carlos Guimarães prepara livro sobre comentário esportivo no Rádio em Porto Alegre

Porto Alegre - Projeto é resultado da dissertação de mestrado que o jornalista apresentou neste ano e tem participação e orientação do professor Luiz Artur Ferraretto

Publicidade

O coordenador de Esportes da Rádio Guaíba FM 101.3 AM 720 de Porto Alegre, Carlos Guimarães, está preparando o lançamento de um livro voltado ao comentário esportivo. A obra é resultado da dissertação de mestrado do jornalista em Comunicação, apresentada no início deste ano, pela Ufrgs e tem participação e orientação do professor Luiz Artur Ferraretto. 

adstexto

Guimarães pretende lançar a obra, editada pela Appris, nesta Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá de 1º a 18 de novembro, na Praça da Alfândega. 'O comentário esportivo contemporâneo: novas práticas no rádio de Porto Alegre' aborda uma análise da convergência no meio radiofônico desta área. Ele é resultado de sua tese quase na íntegra, apenas com algumas modificações. Dentre os tópicos que o jornalista discorreu, estão a relação com a audiência e as redes sociais, a análise tática e de desempenho, os dados do segmento, além de novidades da função.

Além de pesquisas bibliográficas, as páginas contêm entrevistas com comentaristas esportivos que atuaram em 2016 e 2017, além de nomes consagrados, como o do radialista Lauro Quadros. De acordo com Guimarães, a obra é voltada para vários públicos, como estudantes de Comunicação, fãs de futebol e ouvintes. 

Com abordagem acadêmica, segundo o jornalista, este não será um livro com perspectiva ufanista ou com definições de que esse novo comentário é certo ou errado. "Também não quero que seja um guia ou manual. Não tenho essa pretensão. Trata-se de uma pesquisa que apontou para um novo modelo de análise esportiva, ainda em formação", explicou, ao explicar que o título do material, mesmo repetitivo, é de fácil entendimento ao público em geral.

Com informações do Coletiva.net

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20103-jornalista-carlos-guimaraes-prepara-livro-sobre-comentario-esportivo-no-radio-em-porto-alegre