Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2018 @ 10:58

Panorama: Correio 98 FM mantém a liderança geral em João Pessoa. Pop FM se aproxima do "top 5"

João Pessoa - Sucesso FM mantém a vice-liderança geral e é seguida por rádios como Arapuan FM e Mix FM

Publicidade

O mercado de João Pessoa conheceu na semana passada mais uma atualização geral da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. A capital paraibana não é uma praça regular e costuma atualizar os seus dados anualmente ou a cada semestre. Sem mudança na primeira colocação geral, o mercado paraibano vê grande disputa por posições de destaque no "top 3" e "top 5". Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/20 a 27 de agosto de 2018)

adstexto

Sem mudança

A liderança geral continua nas mãos da Correio 98 FM 98.3, rádio de formato popular/hits. A emissora está estável na corrida se consideradas as duas últimas medições (segundo semestre de 2016 e segundo semestre de 2017), com o volume de audiência atual sendo superior à média de dois anos atrás e levemente inferior ao do ano passado. 

A distância da Correio 98 FM em relação às demais FMs também está estável, mantendo a líder isolada em sua condição. Vale destaque para outros dois pontos: entre as 09h e 11h a 98.3 FM tem o seu pico de audiência, se aproximando dos 40 mil ouvintes por minuto de média e a Correio 98 FM completou oito anos consecutivos da primeira colocação geral em João Pessoa.

Mais destaques

A Sucesso FM 92.9 (popular/hits) está consolidada como o segundo maior volume de audiência média em João Pessoa, emissora que tem sustentado a condição há pelo menos oito anos. E os volumes de audiência da FM também estão relativamente estáveis em relação às duas últimas pesquisas realizadas na praça de João Pessoa.

O que muda é a grande concorrência entre a segunda e a quinta colocação geral, com quatro FMs registrando médias muito próximas. As rádios Arapuan FM 95.3 (popular/hits) e Mix FM 93.7 (jovem/pop) completam o "top 5" no 05h-00h (todos os dias e locais) e estão relativamente próximas da vice-líder geral. E a terceira colocada não tem seu nome indicado pelo instituto, devido a assinatura da pesquisa. Mas seus dados gerais são considerados.

Novata em destaque

Com menos de dois anos no ar, a Pop FM 89.3 (popular/hits) é um dos destaques da medição FM de João Pessoa. Em períodos gerais, como o 05h-00h (todos os dias e locais), a 89.3 FM saiu da 11º colocação para assumir a sexta posição, ficando assim isolada nessa situação. A Pop FM surgiu em março de 2017.

Na sequência o ranking geral aponta também as rádios Cabo Branco FM 91.5 (adulto-contemporâneo, líder no formato), Jovem Pan FM 102.5 (jovem/pop, que ainda não completou 1 ano em João Pessoa - estreou em outubro do ano passado), Tabajara FM 105.5 (adulto/educativa) e CBN FM 101.7 (jornalismo).

Outras duas FMs aparecem entre essas emissoras na sequência da Pop, mas sem identificação por não adquirirem a pesquisa. 

No total a medição considerou 17 emissoras em FM no mercado de João Pessoa.

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante determinado período de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande João Pessoa: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20415-panorama-correio-98-fm-mantem-a-lideranca-geral-em-joao-pessoa-pop-fm-se-aproxima-do-top-5