Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018 @ 09:27

Frei Caneca FM terá mais nove programas a partir de 2019

Recife – Atrações foram escolhidas após cumprirem exigências de edital complementar

Publicidade

A rádio Frei Caneca FM 101.5 do Recife lançou um edital complementar no início de setembro para ocupação de 33 horas semanais da grade. A emissora pública, concebida com participação popular e mantida pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, divulgou que a licitação gerou nove novos programas, que entrarão na grade a partir de 2019.

adstexto

As novas atrações irão complementar o espaço cedido para produções radiofônicas locais e democratizar a programação. A Frei Caneca está oficialmente no ar desde junho passado. Os novos programas abordam os eixos temático como: debates, música clássica, do frevo ao jazz, música e cultura negra, forró, comunidade, reggae, mulher, música do mundo, música eletrônica, samba, LGBTTI, hip hop, blues, experimental, rock pesado, música contemporânea de Pernambuco e linguagens artísticas.

Em agosto, a emissora estreou oficial com 14 programas produzidos pela sociedade civil do Recife. Obedecendo as normas previstas no edital, os programas estão veiculados pelo período de um ano, cinco deles distribuídos de segunda à sexta-feira, sempre às 20h, e o restante nos finais de semana.

A Rádio Frei Caneca recebeu investimentos de R$ 200 mil para a construção de um estúdio próprio e aquisição de equipamentos. Os recursos foram viabilizados por meio de uma emenda parlamentar e a decisão foi comunicada pelo presidente da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife Diego Rocha. 

Esse recurso permitirá que a Frei Caneca tenha seu próprio estúdio. Outros R$ 30 mil da emenda parlamentar de Ivan Moraes devem ser destinados para que a Prefeitura do Recife realize um mapeamento da mídia independente, popular e comunitária. 

A Frei Caneca FM é fruto de um projeto de emissora pública municipal de rádio que surgiu em 1960, por meio da Lei Municipal nº 6511. No entanto, o projeto permaneceu no papel durante quase 60 anos, se tornando uma pauta de luta dos movimentos populares vinculados à comunicação popular e independente do Recife. 

Há dois anos, a rádio começou a funcionar de maneira experimental e, em 2018, estreou sua programação própria, contando com atrações educativas, culturais e inclusivas.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20805-frei-caneca-fm-tera-mais-nove-programas-a-partir-de-2019