Sexta-Feira, 21 de Dezembro de 2018 @ 07:48

Curiosidade: Rádio Clube, Morada do Sol e Rádio Globo já conhecem seus canais em FM no interior paulista

São Paulo - Mosaico da Anatel incluiu novos canais da migração AM-FM em seu sistema. Situação movimenta o interior paulista e também capitais estaduais

Publicidade

Uma curiosidade para o mercado nesta reta final de 2018. O Mosaico, sistema interativo da Anatel, incluiu os canais da migração AM-FM de várias cidades importantes, estes que foram recentemente contemplados pelo uso do segundo adjacente. Em resumo: rádios como a Morada do Sol AM 640 de Araraquara (SP) e Rádio Globo AM  1300 de São Carlos (SP) conheceram os seus futuros canais em FM.

adstexto

A tradicional Rádio Morada do Sol AM de Araraquara vai ter sua migração AM-FM efetivada em 94.9 FM, emissora de classe B1 de operação. Já a Rádio Cultura AM 790 irá para 107.5 FM, também como B1. Vale lembrar que as duas emissoras são do mesmo grupo e já contam com FMs que carregam essas marcas no dial FM (as atuais Morada do Sol FM 98.1 e Cultura FM 97.3). Há a expectativa que as estreias das migrantes provoquem novidades no mercado de Araraquara.

Já na vizinha São Carlos, a migração AM-FM também teve os seus canais revelados. A tradicional Rádio Clube AM 1400, emissora do Sistema Clube de Comunicação (que controla também a Clube FM 104.7), irá para 91.1 FM (classe B1). Já a atual Rádio Globo AM 1300 de São Carlos irá para 88.9 FM (B1), enquanto a Rádio São Carlos AM 1450 será transferida para 107.9 FM (classe C). 

Recomendamos:
> "Segundo adjacente" abre mais canais entre 88.1 FM e 107.9 FM em capitais e no interior da região Sul
> Saiba mais sobre as classes de operação em FM e suas definições
> Enquete: O processo de migração AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é… Participe!

Vale lembrar que, com a migração AM-FM da Rádio Globo para 88.9 FM em São Carlos, a atual Pop 88 FM 88.7 terá o seu canal deslocado para 101.7 FM, mudança prevista para janeiro e que veio com uma ampliação de seu sinal na região.

O sistema da Anatel também passou a contar com os canais em FM de migração das praças de Vitória (ES), João Pessoa (PB), Bayeux (PB) e Mossoró (RN). Londrina (PR) e Maringá (PR), outros dois importantes mercados regionais que foram beneficiados pela migração AM-FM utilizando o segundo adjacente, também tiveram seus canais em FM inclusos no Mosaico da Anatel, porém, assim como os casos das capitais estaduais informadas nesta matéria, a agência ainda não indicou os nomes das rádios para cada novo canal.

O uso do segundo adjacente no dial FM tem ampliado a canalização entre 88.1 FM e 107.9 FM para a migração AM-FM, evitando assim o uso do FMe (FM estendido, de 76 a 88 MHz).

Veja também:
> Clique aqui e confira a lista completa de migrantes AM-FM mapeadas pelo tudoradio.com
> Toda essa movimentação é acompanhada diariamente pelo Mapa da atualização do tudoradio.com (clique aqui e saiba mais).

Colaborações de Pablo Mello e Luiz Fernando

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20870-curiosidade-radio-clube-morada-do-sol-e-radio-globo-ja-conhecem-seus-canais-em-fm-no-interior-paulista