Terça-Feira, 08 de Janeiro de 2019 @ 15:29

Panorama: Band FM e Alpha FM avançam em São Paulo. Jovem Pan FM alcança o top 5 em período geral

São Paulo - Mercado reage e volta a ampliar sua média de ouvintes por minuto. 105 FM, 89 A Rádio Rock e Antena 1 também se destacam

Publicidade

O mercado de São Paulo acompanhou nesta terça-feira (8) mais uma atualização geral da audiência FM, medida pelo Kantar Ibope Media. Após mais de um ano oscilando de forma negativa, o universo de rádio ampliou a sua média de ouvintes em São Paulo, resultado que é referente ao último trimestre de 2018. E tem novidades em colocações importantes da medição. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2018):

adstexto

Nova disputa pela liderança geral

Foi consolidada a disputa travada entre Band FM 96.1 (popular/hits) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) pela liderança geral em São Paulo. Novamente a Alpha FM cravou um dos maiores avanços entre as FMs medidas na pesquisa, registrando uma de suas maiores marcas no mercado paulistano. Isso a aproximou ainda mais da Band FM, principalmente em períodos comerciais (como o 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Porém, a Band FM também parece viver um momento positivo, pois além de manter a liderança geral, a rádio voltou a ampliar a sua média de audiência, sendo a única rádio de formato popular a reagir em São Paulo (entre as cinco primeiras colocadas). O volume atual de audiência da Band FM é superior ao registrado pela 96.1 FM nas últimas medições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Também é destaque a forte concorrência entre Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) pela terceira colocação geral. A primeira leva vantagem no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), enquanto a 95.3 FM aparece na terceira colocação em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Destaques e avanços no Top 10

Algo que não era visto há anos: a Jovem Pan FM 100.9 assumiu a quinta colocação geral em períodos gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O resultado foi possível após um novo avanço considerável visto na média da 100.9 FM, com destaque para um volume superior a 100 mil ouvintes por minuto em períodos comerciais. A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) se mantém na quinta colocação no filtro comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

E a sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também é de destaque, com avanços nas médias de audiência. A 105 FM 105.1 (popular/esportes) foi uma das rádios que mais avançaram em São Paulo, também acirrando a disputa pelo top 5 em períodos gerais. E a rádio é seguida de muito perto pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem-adulto/rock), estação que também segue evoluindo em São Paulo e cravou uma de suas melhores marcas recentes de audiência.

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) foi outro importante destaque na pesquisa. A emissora cravou a sua melhor marca de audiência em anos, consolidando assim a sua permanecia no top 10 nos principais períodos da pesquisa. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Antena 1 está em nono geral.

Isolada em décimo, a NOVABRASIL FM 89.7 (adulto/nacional) fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também variou de forma positiva na pesquisa. Esta condição também é mantida pela FM em períodos comerciais, lembrando que a média de audiência atual da 89.7 FM também é de destaque.

Sequência segue acirrada

A CBN FM 90.5 (rádio jornalística que segue em alta na capital paulista, com avanços consecutivos) puxa uma fila de grande concorrência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), onde várias FMs variaram de forma positiva na média de audiência na comparação com períodos anteriores. Nesse filtro, logo após a CBN, aparece a Kiss FM 102.1 (adulto/rock), Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits), BandNews FM 96.9 (jornalismo), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits).

Nessa sequência, dois destaques precisam ser considerados: a Metropolitana, mesmo com os problemas de sinal, variou de forma positiva, ou seja, a FM conheceu um possível limite na sua oscilação. Vale lembrar que a rádio voltou a ficar fixa como única sintonia em 98.5 FM na reta final de dezembro, o que geral expectativa para as próximas medições em São Paulo (rádio que, antes dos problemas, estava próxima do top 5).

O outro destaque dessa sequência é a BandNews FM. O volume de audiência registrado pela emissora jornalística é o maior já visto nos registros históricos da FM, algo que vale para os períodos gerais e filtros comerciais.

Feliz FM 92.9 (líder no formato gospel), Top FM 104.1 (popular/sertanejo, rádio que variou de forma positiva e gera expectativas após mudanças recentes em sua grade), Transamérica FM 100.1 (jovem/pop-esportes) e Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-eletrônica) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Panorama positivo para as próximas medições

A atual medição já aponta uma boa recuperação da média de ouvintes no universo FM+WEB. A reação acontece logo após o fim do período eleitoral (representado pelo mês de outubro na pesquisa), movimentação que ocorre com avanços consistentes em vários projetos de rádio, de diferentes formatos. 

A retomada da cobertura de sinal da Metropolitana FM, além de possíveis efeitos positivos que podem vir após mudanças/novidades em projetos de FMs formatos populares, podem auxiliar em novas altas do universo FM no início de 2019.

Veja também:
> Plantão: Metropolitana FM informa audiência sobre presença única em 98.5 FM de São Paulo
> Panorama: Alpha FM avança de novo e se aproxima do topo. Band FM segue líder em São Paulo
> Panorama: Jovem Pan e BandNews FM puxam a alta do jornalismo em São Paulo

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20907-panorama-band-fm-e-alpha-fm-avancam-em-sao-paulo-jovem-pan-fm-alcanca-o-top-5-em-periodo-geral