Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 @ 07:44

Curiosidade: Formato "News" fica na preferência do ouvinte norte-americano pelo oitavo ano consecutivo

São Paulo - Dados da Nielsen apontam quais foram os formatos de rádio mais consumidos nos Estados Unidos em 2018. Jornalismo e adulto-contemporâneo lideram no mercado norte-americano

Publicidade

O tudoradio.com trás mais uma curiosidade relacionada ao mercado de rádio dos Estados Unidos, este que pode revelar algumas tendências para o meio em outros países, como o Brasil. Segundo um levantamento feito pela Nielsen, os formatos de rádio "News/Talk" e "AC - Adult Contemporary" seguem na liderança em consumo pela audiência nos Estados Unidos em 2018. Detalhe, o jornalismo no rádio lidera esse ranking há oito anos consecutivos. Acompanhe:

adstexto

Segundo o estudo, o News/Talk (Jornalismo) permaneceu na liderança no consumo anual, rendo uma participação de 10% no mercado, contra 9,9% em 2017. Já o Adulto-contemporâneo (AC) apresentou a maior variação, indo de 7,7% em 2017 para 8,0% no ano passado. Os dois formatos lideram a preferência dos ouvintes norte-americanos (faixa etária 6+).

Detalhe: o estudo da Nielsen chama a atenção para o interesse crescente em jornalismo no rádio, com o crescente interesse do público por notícias (e política), este que permanece forte desde a última eleição presidencial (ocorrida em 2016 nos Estados Unidos). A Nielsen destaca que, fatos como nomeações da Suprema Corte, desastres naturais, análises de mídia social e ampliação dos debates culturais impulsionaram esse formato.

E o rádio musical também continua forte por lá, principalmente no formato adulto-contemporâneo. Segue a tradição de várias emissoras desse perfil alterarem a programação musical para o período natalino, o que confere um avanço muito considerável na participação dessas FMs no mercado. Já para formatos mais jovens, a temporada de verão costuma ser importante.

A Nielsen aponta também elevações nas participações dos formatos Classic HIts (de 5,3% para 5,6% em 2018) e "All Sports" (apenas esportes), que foi de 4,3% para 4,4%.

No geral, o ranking anual dos formatos em 2018 foram: News/Talk (10%), Adult-Contemporary (8%), Country (7,3%), Pop CHR (6,9%), Classic Hits (5,6%), HOT AC (5,5%), Classic Rock (4,9%), Urban AC (4,8%), All Sports (4,4%) e Urban Contemporary (3,6%). Veja abaixo a divisão por faixa etária.

Veja também:
> Panorama: Band FM e Alpha FM avançam em São Paulo. Jovem Pan FM alcança o top 5 em período geral 
> Curiosidade: Adulto-Contemporâneo avança em participação na temporada de verão dos Estados Unidos 

No Brasil?

O rádio brasileiro conta com outras variações de formatos, principalmente dentro do conceito "rádio popular" (onde pode ter foco em um ritmo/linguagem musical ou diferenciar com base na faixa etária e classe social), porém alguns projetos que encaixaram na classificação norte-americana (dentro do jornalismo e do adulto-contemporâneo) também contaram com avanços em 2018.

Há uma clara evolução do formato adulto-contemporâneo no Brasil, tendo como exemplos importantes a presença de três rádios nessa linha entre os 10 maiores volumes do FM de São Paulo (Alpha FM 101.7, Antena 1 FM 94.7 e NOVABRASIL FM 89.7) e 3 entre 10 no Rio de Janeiro (JB FM 99.9, Antena 1 FM 103.7 e SulAmérica Paradiso FM 95.7), além da disputa pela liderança geral por parte da GFM 90.1 em Salvador.

O jornalismo também se destacou, principalmente devido ao ano eleitoral. Em São Paulo, por exemplo, rádios como Jovem Pan FM 100.9 AM 620, CBN FM 90.5 e BandNews FM 96.9 quebraram alguns de seus recordes históricos (no caso da 96.9 FM, foi vista a melhor marca de audiência da história da estação, esta iniciada em 2005). Esses números do "news" seguem em atualização e, em breve, o tudoradio.com dará mais detalhes.

Porém esses formatos ainda estão longe de quebrar a hegemonia do formato "popular", representado por mais estações e que conta com mais variações em seus projetos artísticos (podendo atuar em jornalismo e também focar faixas etárias mais elevadas), o que dá manobra para esse tipo de rádio.

O tudoradio.com, com base nas pesquisas realizadas pelos principais institutos (no Brasil segue o Kantar Ibope Media), seguirá analisando e acompanhando essas movimentações.

Exemplos de emissoras dos Estados Unidos para os principais formatos de rádio:

News/Talk: WNYC-FM 93.9 de Nova York e KFI AM 640 de Los Angeles
AC: Lite FM 106.7 de Nova York e KOST FM 103.5 de Los Angeles
Country: Nash FM 94.7 de Nova Jersey (Grande NY) e Go Country 105 FM 105.1 da Grande Los Angeles
Pop CHR: Z100 FM 100.3 de Nova York e KIIS FM 102.7 de Los Angeles
Classic Hits: WCBS FM 101.1 de Nova York e K-Earth FM 101.1 de Los Angeles
HOT AC: KTU FM 103.5 de Nova York e MyFM 104.3 de Los Angeles
Classic Rock: Q104.3 FM 104.3 de Nova York e The Drive FM 97.1 de Chicago
Urban AC: WBLS FM 107.5 de Nova York e V103 WVAZ FM 102.7 da Grande Chicago
All Sports: WFAN FM 101.9 de Nova York e ESPN AM 710 de Los Angeles
Urban Contemporary: Hot 97 FM 97.1 de Nova York e REAL FM 92.3 de Los Angeles
Alternative: Alt FM 92.3 de Nova York e Alt FM 98.7 de Los Angeles
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20924-curiosidade-formato-news-fica-na-preferencia-do-ouvinte-norte-americano-pelo-oitavo-ano-consecutivo