Segunda-Feira, 14 de Janeiro de 2019 @ 07:45

Panorama: 104 FM e Rádio Caiçara avançam em Porto Alegre. Rádio Gaúcha segue líder isolada

Porto Alegre - Rádio 92 sustenta sua posição no Top 3. Continental FM continua evoluindo na capital gaúcha. Antena 1 também se destaca

Publicidade

Porto Alegre começou o ano com boas notícias para o meio rádio. Segundo a medição mais recente realizada pelo Kantar Ibope Media, o volume de audiência do FM avançou em comparação com o resultado passado, sendo esta a segunda alta consecutiva do universo de rádio na Grande Porto Alegre. Acompanhe (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2018):

adstexto

Sem novidades no top 3

As rádios posicionadas no top 3 dos principais períodos da medição continuam isoladas em suas respectivas colocações. A Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes) continua sozinha no topo do ranking, mantendo também uma vantagem segura em relação à pesquisa anterior. Já a Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits), uma das novidades do rádio em 2018, aparece estável na terceira colocação geral (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). A 92 variou de forma positiva nesse período.

O que muda de forma mais significativa no top 3 é o volume de audiência da atual vice-líder geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 104 FM 104.1 (popular/hits) apresentou uma considerável variação em seus índices, abrindo um pouco mais a vantagem para a terceira colocada e encurtando a distancia que a separa da líder geral. A 104 FM também contribuiu para a alta do meio FM gaúcho.

Top 10 movimentado

As emissoras Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) e Continental FM 98.3 (adulto-contemporâneo) também impactaram na alta do meio FM gaúcho. A primeira teve uma considerável ampliação do seu índice de audiência em períodos gerais, ficando assim um pouco mais próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso fez com que a Caiçara avançasse uma colocação nesse período, rádio que é seguida de perto pela Atlântida FM 94.3 (líder no jovem/pop, estável em quinto geral). 

Já a Continental FM manteve a sua sequência positiva e cravou um de seus maiores volumes de audiência em Porto Alegre, se aproximando um pouco mais do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O resultado atual é o quarto avanço seguido visto nos números da Continental FM.

Na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mais três avanços em volume de audiência: Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo), Rádio 88.7 FM 88.7 (popular/hits, esta que ganhou uma posição em relação à pesquisa anterior) e Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop) variaram de forma positiva no ranking e cravaram médias bem próximas, mantendo acirrada a disputa por colocações.

Destaque para o avanço considerável visto na média da Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo), fato que a posicionou novamente no top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e aproximou a FM em relação às rádios que aparecem logo a frente. A emissora é seguida pela Rádio 102.3 FM 102.3 (adulto/alternativo), FM que também variou de forma positiva na atual medição.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o ranking conta com a Rádio Grenal FM 95.9 (esportes), Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20933-panorama-104-fm-e-radio-caicara-avancam-em-porto-alegre-radio-gaucha-segue-lider-isolada