Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2019 @ 09:25

Rádio Tabajara AM completa 82 anos em João Pessoa

João Pessoa – Rádio Tabajara AM é uma emissora pública que pertence ao governo paraibano

Publicidade

A Rádio Tabajara AM 1110 de João Pessoa, a emissora pioneira da Paraíba, completa, nesta sexta-feira (25), 82 anos de fundação. Inaugurada em 25 de janeiro de 1937, a rádio do Governo do Estado é a 64ª emissora mais antiga do País. A emissora tem sua programação voltada ao formato adulto com grade jornalística e contará com a volta do programa Jornal Estadual.

Adstexto

A Rádio Tabajara foi fundada pelo governador Argemiro Figueiredo e sua sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com Praça João Pessoa, de 1937 até meados da década de 1980. Por alguns anos, a rádio se instalou em um endereço na Avenida João Machado e em 9 de agosto de 1985 o governador Wilson Braga inaugurou a sede atual no Corredor da Pedro II, nas imediações da sede do Ibama.

Na chamada época de ouro do rádio – décadas de 1940 a 1960 – as emissoras tinham auditórios onde o público comparecia e assistia programas ao vivo com atrações artísticas nacionais e internacionais. No palco da antiga PRI-4 cantaram Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, Augusto Calheiros, Dalva de Oliveira, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Orlando Silva, a internacional Orquestra de Tommy Dorsey, o cantor mexicano Bievenido Grande, dentre outros nomes da música brasileira e estrangeira.

No decorrer desses 82 anos, muitos profissionais marcaram seus nomes na radiofonia paraibana em diferentes épocas, a exemplo dos locutores Jonildo Cavalcanti, Carlos Antonio, Geraldo Cavalcanti, Paulo Rosendo, Eudes Moacir Toscano, Ernani Norat, Lenilson Guedes, Nakamura Black, Assis Mangueira, Ana Paula, Claudete Andrade, Germano Barbosa, João de Souza, Adamastor Chaves. Os irmãos Ipojuca e Paulo Pontes atuaram nos anos 1960 como produtores de programas.
 
Por oito anos, a Orquestra Tabajara, sob a regência do maestro Severino Araújo foi sucesso de audiência em programas ao vivo. Durante 30 anos o poeta repentista Otacílio Batista cantou e encantou com seu repente ao som da viola. Em agosto de 1999, foi inaugurada a Rádio Tabajara FM 105.5.

Jornal Estadual retorna ao ar na programação da Rádio Tabajara

O Jornal Estadual, que já tem mais de quatro décadas em operação, voltou ao ar nesta segunda-feira (21) com muitas novidades. Depois de uma parada por conta do período eleitoral, o JE retornou com o objetivo de deixar o ouvinte bem informado no início da manhã. Com a proposta de ser um jornal mais dinâmico e analítico, com notícias que aconteceram durante a noite e prestando serviços de interesse público para que os ouvintes possam ficar inteirados dos últimos acontecimentos.

No decorrer da primeira semana os ouvintes do JE, irão observar que foi retomada uma coluna que já existia no antigo formato, e algumas novas que foram inseridas nesse novo formato, como a Coluna Revolucione Seu Discurso com o Jornalista Wendell Rodrigues, as novas colunas são: Pensamento e Conexão com o Fonoaudiólogo e Coaching Fagny Fernandes, a Coluna De Olho no Cotidiano com o Sociólogo Davi Soares, e o Jornalista Ramon Nascimento com a Coluna Compartilhando.

Com novo formato o JE irá começar às 6h e vai até às 7h30. A apresentação ficará por conta dos Jornalistas Ulisses Barbosa e Josi Simão, que também ficará responsável pela produção. Ana Cláudia Cardoso será a editora, e a gerência de Jornalismo é de Débora Cristina e é transmitido pelas frequências 105.5 FM e 1.110 AM.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/20995-radio-tabajara-am-completa-82-anos-em-joao-pessoa