Sexta-Feira, 08 de Fevereiro de 2019 @ 07:44

Panorama: 89 A Rádio Rock chega ao top 5 em São Paulo. Band FM e Alpha FM avançam de novo

São Paulo - Transcontinental FM apresenta forte reação em seus números. 105 FM e Antena 1 também ampliam suas médias

Publicidade

São Paulo acompanhou na tarde de ontem (7) mais uma atualização geral dos dados de audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Pelo segundo resultado consecutivo o rádio paulistano ampliou a sua média de ouvintes por minuto, apontando uma retomada de um crescimento mais consistente. E foram observadas mudanças importantes no top 10. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2018 a janeiro de 2019):

adstexto

Lideres em alta

As três primeiras colocadas auxiliaram diretamente na alta do meio FM nesta medição. A Band FM 96.1 (popular/hits), líder geral nos principais períodos da pesquisa, ampliou novamente a sua média de audiência e elevou assim o teto do ranking geral. O avanço da 96.1 FM mantém a emissora isolada na primeira colocação geral, seja no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), como também em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), onde o seu avanço foi superior aos filtros gerais.

Também é destaque a movimentação da Alpha FM 101.7, rádio líder no formato adulto-contemporâneo. A emissora mantém sua sequência positiva nos principais períodos da medição e ampliou novamente o seu índice em São Paulo. O atual resultado obtido pela Alpha FM a mantém como rádio mais próxima da atual líder geral.

A Transcontinental FM 104.7 foi uma das rádios que mais avançaram na atual medição de audiência, passando a ficar isolada na terceira colocação geral em períodos gerais. A média atual obtida pela 104.7 FM é superior aos índices cravados pela rádio nas medições anteriores, apontando uma recuperação de seu desempenho na Grande São Paulo.

Novidades no Top 5

A 89 A Rádio Rock FM 89.1 foi um dos principais destaques da atual medição. Junto com a Transcontinental, a emissora de formato jovem-adulto/rock cravou um forte avanço no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), se aproximando dos 100 mil ouvintes por minuto nesse período. Com isso a 89.1 FM assumiu a quinta colocação geral nesse período e se aproxima da Nativa FM 95.3. Essa condição também foi obtida pela 89 em períodos comerciais, rádio que já vinha de uma sequência positiva de destaque na medição.

Na sequência, São Paulo observa uma concorrência acirrada por posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 105 FM 105.1 (popular/esportes) apresentou mais um avanço em sua média de audiência, alcançando assim a sexta colocação geral nesse período. A rádio é seguida de perto pela Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo), emissora que está em sétimo nesse período e tem sido destaque em medições recentes.

No filtro comercial (07-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), Gazeta FM 88.1 segue na sexta colocação, mas também é seguida de muito perto pela Jovem Pan FM e 105 FM nesses filtros.

Novamente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) apresentou mais uma variação positiva em seu índice de audiência, o que a consolida em nono geral nos principais períodos da pesquisa e em condições de se aproximar do top 5 em filtros importantes.

Estável, a NOVABRASIL FM 89.7 (adulto/nacional) completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais.

Mais concorrência

A atual medição foi positiva para a Kiss FM 102.1 (adulto/rock), que passa a ser novamente a rádio mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora variou de forma positiva no ranking, assim como a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits).

No caso da Metropolitana, a estação já aparece próxima da CBN FM 90.5 (jornalismo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e começa a reagir após o retorno de sua cobertura original de sinal. No comercial, a Metropolitana já é a rádio mais próxima do top 10 (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e foi neste filtro que a FM apresentou um avanço significativo em seu índice.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a BandNews FM 96.9 (jornalismo) está estável e crava uma de suas melhores médias históricas em São Paulo, seguida pela Rádio Mix FM 106.3 (esta em mudança de formato, FM que oscilou positivamente nesse período), Top FM 104.1 (popular/sertaneja, estável) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits).

Veja também:
> Curiosidade: Alta do FM em São Paulo posiciona sete FMs acima da marca dos 100 mil ouvintes por minuto no comercial 
> Panorama: Band FM e Alpha FM avançam em São Paulo. Jovem Pan FM alcança o top 5 em período geral 
> Plantão: Metropolitana FM informa audiência sobre presença única em 98.5 FM de São Paulo

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21077-panorama-89-a-radio-rock-chega-ao-top-5-em-sao-paulo-band-fm-e-alpha-fm-avancam-de-novo