Quarta-Feira, 13 de Março de 2019 @ 07:46

Panorama: JB FM ignora baixa do mercado e dispara na audiência no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Super Rádio Tupi também amplia a sua média. Rádio Cidade já pontua

Publicidade

O mercado de rádio do Rio de Janeiro está agitado. Houve um inédito acirramento da disputa pela liderança geral, fato constatado pela mais recente pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media na cidade. O mercado conheceu a atualização dos números na última segunda-feira (11), observando que o FM carioca recuou na média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado anterior. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro de 2018 a fevereiro de 2019).

adstexto

Nova disputa

O Rio de Janeiro conta com uma nova concorrente pela liderança geral no universo da audiência FM. Trata-se da JB FM 99.9, rádio de formato adulto-contemporâneo que registrou um avanço considerável em seus números. Para se ter uma ideia, a JB FM está superando a marca dos 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com um avanço de 14 mil ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior.

Isso posicionou a Rádio Melodia FM 97.5 (gospel, um pouco mais a frente), FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) e a JB FM bem próximas entre si. Em alguns períodos, como no domingo (05h-05h, 00h-05h e 06h-19h/FM+WEB), a JB FM já aparece na primeira colocação.

Outra emissora que também não está distante dessa intensa disputa no FM é a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes), emissora que também ignorou a variação negativa do meio e ampliou a sua média em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Essas quatro primeiras colocadas no Rio de Janeiro continuam registrando os maiores volumes de audiência do rádio brasileiro, independente do período geral a ser observado.

Mais destaques

A sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com 93 FM 93.3 (gospel, completa o top 5), Rádio Mix FM 102.1 (líder no jovem/pop) e Rádio Globo FM 98.1, cada uma isolada em sua respectiva colocação.

A BandNews FM 90.3 (jornalismo), rádio que variou de forma positiva na comparação com a pesquisa anterior, aparece novamente em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), em forte disputa com a Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo). Para se ter uma ideia, em períodos comerciais (06-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB), quem variou de forma positiva foi a 103.7 FM.

Outra emissora que ignorou a oscilação do mercado foi a Transamérica FM 101.3 (jovem/pop-esportes), rádio que se mantém relativamente próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

As novidades

O mercado carioca também viu novo avanço no índice da NOVABRASIL FM 89.5 (adulto/nacional, rádio que vem progredindo aos poucos no mercado carioca) e a novidade Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock). Detalhe: a 102.9 FM, mesmo com pouco tempo no ar (a pesquisa só abrange um mês com a emissora operando no dial carioca), já tem uma pontuação superior a outras oito rádios listadas pela pesquisa.

Veja também:
> Panorama: JB FM e Rádio Mix FM disparam no Rio de Janeiro. Antena 1 segue avançando 
> Rádio Cidade FM reestreia hoje no FM do Rio de Janeiro e divulga sua nova marca 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 30 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21246-panorama-jb-fm-ignora-baixa-do-mercado-e-dispara-na-audiencia-no-rio-de-janeiro