Sexta-Feira, 15 de Março de 2019 @ 07:47

Panorama: Rádio Itatiaia, Alvorada FM e 98 FM ignoram queda do meio FM em Belo Horizonte. BHFM segue líder

Belo Horizonte - Transamérica Hits e 93 FM também ampliam seus números. BandNews FM e CBN invertem novamente posições

Publicidade

Belo Horizonte seguiu a tendência já observada em São Paulo e no Rio de Janeiro na atual atualização dos dados da audiência FM local, oscilando negativamente no universo de ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Porém a variação não impediu que algumas FMs ampliassem as suas médias, ampliando algumas disputas por colocações. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre dezembro-18 a fevereiro-19):

adstexto

Top 3 ainda restrito

BH FM 102.1 (popular/hits) e Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) seguem isoladas no topo do ranking de audiência da Grande Belo Horizonte, independente do período a ser analisado. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) as duas estão acima dos 110 mil ouvintes por minuto, além da expressiva marca de mais de 2 milhões de ouvintes diferentes no alcance 30 dias. 

No atual resultado, a Rádio Itatiaia ampliou a sua média de audiência, o que auxiliou a emissora a diminuir a diferença que a separa da BH FM nos períodos de audiência média. O fato auxiliou a rádio a retomar a liderança no alcance 30 dias (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra FM que também tem a sua situação estável é a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo). A FM aparece na terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos importantes da pesquisa. A estação vem de forte alta nas últimas medições.

Avanços no top 10

Três rádios que estão entre as dez primeiras no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) ignoraram a oscilação negativa do meio FM. A primeira foi a Alvorada FM 94.9, líder no adulto-contemporâneo, rádio que já estava isolada na quarta colocação geral e mantém boa distância para as demais FMs medidas na Grande Belo Horizonte.

Em alta já na pesquisa anterior, a 98 FM 98.3 também ignorou a oscilação negativa no meio FM mineiro e aparece agora na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), seguida de perto pela Jovem Pan FM 99.1. A diferença entre as duas rádios é inferior a 1 mil ouvintes por minuto. E, logo a frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), está a 107 FM 107.5, rádio líder no formato religioso e que fecha o top 5.

A outra emissora que está no top 10 e ignorou a variação negativa do meio foi a Transamérica Hits FM 88.7, emissora de formato popular/hits que volta a estar entre as dez primeiras com essa movimentação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). À frente estão a Extra FM 103.9 (oitavo geral e isolada nessa condição, estável na comparação com a pesquisa passada) e a Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo). 

A CDL FM 102.9 segue muito próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais destaques

Seguindo a tendência vista em outras praças que contam com emissoras de sua rede, a BandNews FM 89.5 (jornalismo) avançou e aparece novamente à frente da CBN FM 106.1. Detalhe: as duas emissoras seguem muito próximas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, outro resultado positivo: a 93 FM 93.5 (popular/hits) segue evoluindo na Grande Belo Horizonte e variou de forma positiva nos principais períodos da pesquisa. 

Alcances elevados

Mesmo com a oscilação negativa do meio FM, o rádio da capital mineira segue com um de seus melhores desempenhos históricos em relação aos índices registrados nos últimos anos. No alcance 30 dias, por exemplo, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cinco rádios seguem acima do 1 milhão de ouvintes diferentes impactados. São elas: Rádio Itatiaia, BH FM (essas duas acima dos 2 milhões), Liberdade FM, Jovem Pan FM e Alvorada FM.

Outro detalhe importante sobre o desempenho do FM mineiro é que o volume de audiência da atual pesquisa é superior ao registro feito na atualização de janeiro (relativa ao trimestre outubro a dezembro/2018).

Veja também:
> Panorama: Com mercado em alta, BHFM, Rádio Itatiaia e Liberdade FM avançam em Belo Horizonte 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21261-panorama-radio-itatiaia-alvorada-fm-e-98-fm-ignoram-queda-do-meio-fm-em-belo-horizonte-bhfm-segue-lider