Quarta-Feira, 27 de Março de 2019 @ 07:45

NAB Show 2019 | Carros autônomos e conectados, futuro do áudio e "a próxima geração do rádio" estarão em debate nos Estados Unidos

São Paulo - Palestras deverão abordar todas as mudanças possíveis para o rádio e para o áudio em um futuro próximo, com base nos padrões de consumo e oferta de mídia

Publicidade

O NAB Show 2019 está próximo e será realizado entre os dias 6 e 11 de abril na cidade de Las Vegas (Nevada, Estados Unidos). E, nos painéis de interesse do mercado de rádio, os carros conectados e Big Data, estarão de novo entre os principais temas de discussão. As possíveis mudanças na oferta de mídia e na forma como isso será consumido vão liderar os debates em vários painéis. O futuro do áudio e "a próxima geração do rádio" são temas centrais. Acompanhe:

adstexto

Já no domingo (7), segundo dia do NAB Show, será realizado o painel "Carro conectado / Áudio a pedido / Publicidade e Big Data". A discussão irá se concentrar na penetração crescente de carros conectados e em como as opções de entretenimento no painel de mídia dos veículos para os ouvintes estão aumentando, tudo sendo monitorado por conectividade. 

A escuta em carros conectados também promete ser mais atribuível e oferece às emissoras, montadoras e outras novas oportunidades de dados (medições de audiência, comportamento do público e monetização). Paul Brenner, da Emmis Communications, Martin Koch, da Audi, Stacey Lynn Schulman, do Katz Media Group, Lisa Joy Rosner, da Otonomo, e Scott Burnell, da Ford serão os palestrantes. 

Ainda no domingo, o painel "The Next Generation of Radio", com Michael Beach da NPR, promete um olhar estratégico para a próxima geração de rádio. A discussão incluirá opções de distribuição de áudio e como (os motivos) se uma estação deve se envolver em áudio além da transmissão padrão sem fio.

Veja também:
> Com expectativa de avanço em 10% no volume de negócios, Brasil contará novamente com pavilhão exclusivo em Las Vegas 

Na segunda-feira (dia 8)

Na segunda-feira (8), o painel "O futuro dos transportes" fará uma exploração acelerada de como as inovações e experimentos no carro hoje vão mudar a experiência do passageiro nos próximos três anos. E o painel contará com três etapas: primeiro, uma conversa com Leano Hector, da Amazon, e François de Bodinat, da ZeroLight; depois uma discussão de Parcerias e Plataformas com Joe D'Angelo, Xperi; Kevin Gage, OneMedia; David Leeds, New Media Broadcasters; e Tim Murphy, Entercom; e, por fim, um estudo de caso de parceiro liderado por Joe D'Angelo da Xperi.

Também na segunda-feira, "A experiência de rádio digital no carro de hoje" pretende mostrar como a HD Radio (plataforma de rádio digital norte-americano) mudou a experiência do ouvinte, com o Xperi realizando uma explicação visual do panorama de hoje.

No mesmo dia, segunda-feira, David Layer da NAB (que também estará no Café da Manhã AESP/ABERT na terça-feira), no painel "DFX Engage! - A plataforma de rádio conectada - Visualizing Hybrid Radio", fará uma apresentação demonstrando a plataforma DTS Connected Radio, sistema de rádio híbrida over-the-air plus, este que promete aprimorar a experiência de audição de rádio para ouvintes e oferecer novas oportunidades para emissoras. 

Recomendamos:
> NAB Show 2019 | David Layer está confirmado como palestrante do Café da Manhã AESP/ABERT 

E, com a proximidade da era dos veículos autônomos, o painel "Carros Autônomos e Incríveis Experiências: Segurança, Conteúdo e Conectividade" abordará o carro conectado, a economia de passageiros e a experiência futura de consumo de mídia no veículo - e como as emissoras e a indústria de mídia podem se aproximar desse cenário. Vale lembrar que não há um motorista em um carro autônomo, o que amplia a possibilidade de consumo de diferentes mídias dentro do veículo, inclusive com imagens.

Terça-feira (dia 9)

Para o rádio, o dia começa com o painel "Novas Análises da Rádio: Entendendo Ouvintes, Entregando Resultados", com os participantes Buzz Knight da Beasley, Jeff Greenfield, da C3 Metrics, Randy Wright, da Universidade da Flórida, Daniel Anstandig, da Futuri, e Dan McDonald, da NAB. Os palestrantes irão discutir sobre "A digitalização da mídia continua a impulsionar a turbulência no mercado de áudio, desagregando audiências e quebrando velhas normas de medição e análise. O que impulsiona a busca do consumidor por novos conteúdos e o que a indústria de rádio pode fazer para aproveitar esses novos padrões de escuta?".

No mesmo dia, terça-feira (9), o painel "Digital e Data: da interrupção à aceleração", Erica Farber, do RAB, com Gordon Borrell, analista do setor, vão procurar entender como digital e dados continuam a reformular o cenário da publicidade e como as empresas são bem sucedidas nesse cenário, adaptando-se a essa ruptura e acelerando o crescimento de seus negócios. Também estarão neste painel  Michelle Savoy da Univision, Steve Goldstein de Hubbard e Bill Wilson da Townsquare. E, à tarde, a Xperi patrocina "Broadcast e IP no carro - como eles irão convergir?", painel que analisa como a conectividade IP está se tornando padrão nos veículos e o que os consumidores esperam dela. 

Ainda na terça-feira (dia 9), os palestrantes Tony Archibong, da TuneIn, e Adam Fried, do Waze, estarão no painel "O Futuro Personalizado do Entretenimento no Veículo". Segundo o portal Inside Radio, a programação promete "um mergulho profundo no futuro do automóvel", com "todos os tipos de engenhocas  que motoristas e aficionados de carro podem adicionar aos seus carros”, e como eles também esperam “um nível similar de experiências personalizadas e simplificadas para seus rádios", semelhante ao que eles podem ver e ouvir em seus telefones, smart-speakers ou outros locais onde existe tecnologia de voz. ”O painel explora como os provedores de conteúdo de streaming irão influenciar o futuro de como os motoristas e passageiros melhoram significativamente a personalização, acesso e experiências gerais para o rádio, música, esportes e podcasts no carro", informa a programação.

Quarta-feira (dia 10)

No penúltimo dia do NAB Show, quarta-feira (10), "Beyond Áudio: Oportunidade de rádio em veículos autônomos do IOT e Outros Serviços" pretende chamar a atenção para a transição de rádio em um sistema de transmissão digital, permitindo-lhe oferecer muito mais do que "over-the-air" em serviços de áudio.

E, também na quarta, o painel "Rápido Futuro de Rastreamento de áudio" contará com profissionais pensadores das áreas de rádio e áudio que irão discutir os passos que o rádio poderá tomar agora e no futuro, com a intenção de garantir um sucesso contínuo e duradouro. Paul Heine, do portal Inside Radio, é acompanhado por John Rosso da Triton Digital, Lori Burgess da Beasley, James Cridland da PodNews.net ‘s, Fred Jacobs da Jacobs mídia Fred Jacobs e por Jennifer Lane da Interactive Advertising Bureau.

Clique aqui e acompanhe toda a cobertura do NAB Show 2019, feira e congressos que serão realizados entre os dias 6 e 11 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas. 

Com informações do NAB Show 2019 e do Inside Radio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21322-nab-show-2019-carros-autonomos-e-conectados-futuro-do-audio-e-a-proxima-geracao-do-radio-estarao-em-debate-nos-estados-unidos