Terça-Feira, 09 de Abril de 2019 @ 07:44

Panorama: Band FM segue líder isolada. 89 FM A Rádio Rock e Jovem Pan FM continuam avançando em São Paulo

São Paulo - BandNews FM registra novo recorde e entra no top 10. Metropolitana FM também aproxima das dez primeiras

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou nesta segunda-feira (8) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa que é medida pelo Kantar Ibope Media. Novamente o tempo médio de audição na capital paulista recuou em relação às duas pesquisas anteriores. Mas vários destaques foram observados. Também vale lembrar que esta é a primeira pesquisa com um trimestre cheio de 2019. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2019).

adstexto

Sem mudanças no topo

A Band FM 96.1 (popular/hits) segue sozinha na primeira colocação geral em São Paulo. A rádio vê poucas mudanças em seus índices de audiência nesta reta inicial de 2019, o que a mantém isolada no topo do ranking de audiência dos principais períodos da medição. O resultado atual é o 50º consecutivo que a Band FM aparece em primeiro, isso de forma consecutiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, Alpha FM 101.7 continua isolada na vice-liderança geral e na ponta em seu formato, o adulto-contemporâneo. Já a Transcontinental FM 104.7 fecha o top 3 no 5h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também no período comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), numa condição mais confortável em relação à pesquisa passada.

Sequência do top 10

As rádios 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 e Jovem Pan FM 100.9 continuam evoluindo de forma gradativa nos principais períodos da medição. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 89.1 FM (alternativa/rock) já aparece mais próxima da Nativa FM 95.3 e, consequentemente, vem diminuindo de forma significativa a distância que a separa do top 3.

Já a Jovem Pan FM (jovem/pop-jornalismo) está mais consolidada na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se aproxima de concorrentes no top 5 quando se considera o período comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A sequência conta com o retorno da Gazeta FM 88.1 (popular/hits) à sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que é seguida de muito perto pela Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo).

E uma novidade fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais): a BandNews FM 96.9 (jornalismo) aparece pela primeira vez entre as dez primeiras nesse período, consequentemente um recorde de posição e índice para a trajetória da emissora. A FM tem a 105 FM 105.1 a sua frente nesse período.

Mais destaques

A BandNews FM é acompanhada de muito perto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e no período comercial pela Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) e NOVABRASIL FM 89.7 (adulto/nacional). A 89.7 FM avança para o top 10 em períodos de segunda à sexta-feira, enquanto a Metropolitana ampliou a sua média de audiência e passa a ficar bem próxima das 10 primeiras.

Kiss FM 102.1 (agora em 92.5 FM) e CBN FM 90.5 aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), praticamente registrando a mesma marca da pesquisa anterior. A distância entre a 105 e a CBN no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é inferior a 10 mil ouvintes por minuto.

Veja também:
Força no comercial: São Paulo segue com sete rádios em FM acima dos 100 mil ouvintes por minuto 
> Curiosidade: Jovem Pan e BandNews FM seguem avançando no Jornalismo em São Paulo 
Panorama: BandNews FM crava a sua melhor marca de audiência em São Paulo. Nativa FM reage

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21392-panorama-band-fm-segue-lider-isolada-89-fm-a-radio-rock-e-jovem-pan-fm-continuam-avancando-em-sao-paulo