Quinta-Feira, 11 de Abril de 2019 @ 07:47

NAB Show 2019 | Análise: Podcast já é uma realidade consistente no consumo de mídia nos Estados Unidos

Las Vegas (EUA) - Tendência de avanço dos podcasts é global, plataforma que já está consolidada no mercado norte-americano

Publicidade

Podcast é um formato de mídia que não é novidade, modalidade praticada por muitos em diferentes países, sejam de forma mais profissional, como também alguns amadores. Porém, na onda do on-demand, a plataforma passou a ter uma importância expressiva nos últimos três anos e foi um dos pontos centrais de discussão da indústria do áudio durante o NAB Show 2019, feira e congresso cuja programação será encerrada hoje (11) em Las Vegas.

adstexto

Vários estandes de diferentes marcas tiveram os podcasts como plataforma central, oferecendo uma série de soluções para quem gera conteúdo dessa maneira. São diversos equipamentos, soluções de distribuição e monetização, entre outros serviços. A própria NAB contou com um serviço de Podcast para manter o público informado sobre o evento, isso antes mesmo do início do NAB Show 2019.

E o mercado de rádio dos Estados Unidos entendeu o formato como algo relevante para as suas atividades. Os podcasts são anunciados em quase todos os breaks, disponibilizados nos canais digitais das emissoras (aplicativos e sites), além de agregadores. Os podcasts já são citados quase na mesma quantidade da "febre smart-speakers".

O conteúdo gerado pelas emissoras não é uma simples repetição de programas que foram ao ar ao vivo em FM, AM ou streaming. As rádios, assim como seus profissionais, estão produzindo e disponibilizando conteúdos exclusivos para a modalidade de podcast, ampliando a oferta em seus aplicativos e criando uma nova forma de engajamento com o público.

Recomendamos:
> NAB Show 2019 | Café da Manhã: Tecnologias híbrido e digital são apontadas como futuro do rádio. Smart-speakers ampliam a audiência 
> NAB Show 2019 | Sessão do NAB Show analisa a evolução do Rádio Digital pelo mundo 

Experiências como essas já são realizadas no Brasil, porém ainda de forma tímida pelo volume de conteúdo produzido diariamente pelas emissoras do país. Porém, com o aumento do consumo no formato on-demand, o podcast pode ser mais uma saída de receita e relevância para as emissoras, sendo algo muito familiar do dia a dia das FMs e AMs, pois é áudio (uma expertise do meio).

Clique aqui e acompanhe todas as notícias que foram e serão publicadas pelo tudoradio.com sobre o NAB Show 2019 
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21406-nab-show-2019-analise-podcast-ja-e-uma-realidade-consistente-no-consumo-de-midia-nos-estados-unidos