Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019 @ 07:45

Curiosidade: Consolidadas na audiência, rádios como Alpha FM e NovaBrasil FM modernizam as suas identidades visuais

São Paulo - Mudanças apontam inquietação por modernização e novos posicionamentos estratégicos

Publicidade

O tudoradio.com destacou neste mês de abril mudanças nas identidades visuais de duas importantes rádios de São Paulo. Consolidadas na audiência e em processo de expansão para fora da capital paulista, as rádios Alpha FM 101.7 e NovaBrasil FM 89.7 apresentaram as suas novas marcas. Esse tipo de investimento, que nos últimos anos também é percebido em outras rádios, reflete a busca inquieta pela modernização da aparência do rádio. Acompanhe:

adstexto

A primeira, a Alpha FM, optou por uma mudança mais significativa, mostrando todo um novo posicionamento através de uma atualização de sua identidade visual. A emissora de formato adulto-contemporâneo não contou com mudanças em sua marca nos últimos anos, apenas com pequenas adaptações na arte anterior (como a retirada do MHz - saiba mais), possibilitando agora uma alteração mais significativa em sua identidade. Isso também veio acompanhado de uma reformulação completa em seus canais digitais.


À esquerda o logotipo anterior da Alpha FM. À direita o novo.

Já a NovaBrasil FM vem de uma reformulação mais sutil, sendo uma evolução da marca que já havia sido alterada de forma mais significativa em 2014 (quando como logotipo foi completamente alterado). Mesmo assim, a mudança atual no logotipo vem junto de um novo conceito da rádio, detalhado inclusive em um manifesto.


À direita está o resultado da modernização do logotipo da NovaBrasil FM

Essas mudanças são importantes. Se no produto que vai ao ar o ouvinte ainda não sentiu nenhuma alteração mais significativa, o mesmo não acontece nas plataformas digitais ou na presença dessas emissoras nas ruas (eventos, etc). Muda a embalagem, mas o produto segue aquele que adquiriu a confiança do público. E a nova identidade visual mostra que as rádios estão numa busca inquieta pela modernização.

Veja também:
> Mais mudanças: NovaBrasil FM também divulga a sua nova identidade visual 
> Extra: Alpha FM apresenta sua nova identidade visual neste sábado

No ano passado, conforme acompanhado pelo tudoradio.com, outras emissoras apresentaram evoluções importantes e significativas em suas identidades visuais. A Metropolitana FM 98.5 de São Paulo modernizou o seu logotipo, algo que também foi visto em duas etapas nas redes do grupo Jovem Pan (Jovem Pan FM 100.9 e Jovem Pan News AM 620, visando a apresentação multiplataforma).

Novas identidades visuais também podem ser manifestadas de diferentes maneiras como, por exemplo, reformulações mais significativas de seus canais digitais, como o que ocorreu recentemente com a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, ao apresentar o seu novo aplicativo após uma reformulação de seu portal.

Recomendamos:
> Pequenas ou grandes alterações: FMs de São Paulo modernizam as suas identidades visuais 
> Extra: Jovem Pan FM passa por mais um ajuste em seu novo logotipo 
> Após reformular portal, Antena 1 lança nova versão de seu aplicativo para smartphone 

Clique aqui para ouvir e ver a lista de FMs captadas em São Paulo e região metropolitana

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21466-curiosidade-consolidadas-na-audiencia-radios-como-alpha-fm-e-novabrasil-fm-modernizam-as-suas-identidades-visuais