Sábado, 11 de Maio de 2019 @ 08:04

Estudo da Kantar mostra que Rádio e TV são menos atingidos pelas "fake news"

São Paulo  - Levantamento "Trust in News" foi realizado durante cobertura política e eleitoral no Brasil, EUA, Reino Unido e França

Publicidade

O Kantar divulgou o resultado de mais um estudo em que mostra que o Rádio é um dos veículos menos atingidos pelas chamadas "fake news". O estudo "Trust in News" avaliou a cobertura política e eleitoral no Brasil, EUA, Reino Unido e França e os dados comprovam que, devido à profundidade da cobertura oferecida, as notícias veiculadas pelas emissoras de rádio e televisão são mais confiáveis do que as de plataformas de mídias sociais e jornais online.

adstexto

Segundo o levantamento, 39% das pessoas usam, hoje, mais fontes de notícias do que um ano atrás. O jornalismo foi considerado fundamental para a democracia por 73% dos entrevistados nos quatro países pesquisados. Embora 78% dessas pessoas se atualizem com notícias no meio online, apenas 56% delas acreditam que o que leem é verdadeiro.

De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados passaram a checar a veracidade da notícia em outras fontes depois de ouvirem falar em fake news e 70% passaram a pensar duas vezes antes de compartilharem essas reportagens. Em relação à confiança no noticiário político e eleitoral, 57% disse confiar menos em aplicativos de mensagem (como o Whatsapp) enquanto esse número sobe para 58% quando se trata das mídias sociais. Já o telejornalismo manteve a mesma confiança por parte de 64% dos entrevistados.

Em relação ao consumo de notícias veiculadas pelo Rádio na faixa etária entre 18 e 34 anos, 28% afirmaram acompanhar as notícias por este meio. Entre 35 e 54 anos, 33% acompanham pelo Rádio. Já entre os que têm 55 anos ou mais o número é de 36% pela rádio.

A pesquisa também detectou a possibilidade de ocorrer um "efeito halo" da confiança nas notícias, impactando também a eficácia publicitária. Com o investimento publicitário cada vez mais dominado por mídias digitais e crescentemente mensurado por métricas de comportamento de curto prazo, é interessante notar que os consumidores relataram prestar mais atenção a propagandas em ambientes que confiam. Ou seja, a imprensa já consolidada pode oferecer um ambiente confiável para os anunciantes.

Com informações do Kantar

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21558-estudo-da-kantar-mostra-que-radio-e-tv-sao-menos-atingidos-pelas-fake-news