Segunda-Feira, 27 de Maio de 2019 @ 07:30

Panorama: Educadora FM e Antena 1 avançam em Campinas. Band FM segue líder geral

Campinas - Nova FM ganha posição dentro do top 5 em períodos gerais na medição de audiência mais recente

Publicidade

O mercado de Campinas acompanhou na semana passada mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a pesquisa passada, o FM campineiro viu uma variação negativa na média de ouvintes no universo de rádio, acompanhando a movimentação vista em outras praças como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Acompanhe os destaques no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2019):

adstexto

Nada muda no top 3

Sem mudanças de posições no top 3 do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos gerais. A Band FM 106.7 (popular/hits), rádio que retomou a liderança geral no início deste ano, manteve a posição e segue isolada nesta condição na pesquisa atual. A emissora também mantém uma distância relativamente segura para as demais FMs medidas em Campinas.

A Educadora FM 91.7 (jovem/pop), atual vice-líder geral, voltou a variar de forma positiva na medição, ampliando o seu volume de audiência na comparação com a pesquisa passada. Mesmo com a oscilação negativa do meio FM, a Educadora FM cravou uma marca superior aos índices registrados pela emissora nas duas últimas medições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que variou de forma positiva e está isolada em sua colocação foi a Antena 1 FM 107.5, rádio líder no formato adulto-contemporâneo. A rede completa o top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em outros períodos gerais, sendo o melhor resultado de colocação obtido pela marca Antena 1 nas principais praças do país.

Mudança no top 5

A Nova FM 103.7, emissora de formato adulto-contemporâneo, registrou uma marca de audiência muito próxima dos índices registrados por ela nas duas medições anteriores. Essa estabilidade perante a variação vista no meio FM possibilitou que a 103.7 FM alcançasse a quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Logo na sequência, próxima da Nova FM, a Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em Campinas conta com rádios como CBN FM 99.1 (líder no jornalismo em FM), Cidade FM 92.5 (popular/hits) e Nativa FM 89.3 (popular/sertanejo), rádios que estão próximas entre si e não estão distantes do top 5 nos períodos gerais.

Veja também:
> Panorama: Band FM dispara na liderança de audiência em Campinas. Antena 1 também avança 
Comunicador Michel Fine morre em Campinas e recebe homenagens de rádios nas redes sociais

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21637-panorama-educadora-fm-e-antena-1-avancam-em-campinas-band-fm-segue-lider-geral