Terça-Feira, 11 de Junho de 2019 @ 07:32

Panorama: Jovem Pan FM avança para o top 5. BHFM segue líder geral de audiência em Belo Horizonte

Belo Horizonte - Liberdade FM, Antena 1 e CDL FM ampliam suas médias de audiência na capital mineira

Publicidade

Nesta segunda-feria (10) o mercado de Belo Horizonte acompanhou mais uma atualização da audiência de rádio, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM mineiro viu uma ampliação da média de ouvintes no universo FM, volume este que é superior às duas últimas medições na Grande Belo Horizonte. Vários destaques foram observados, acompanhe (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

adstexto

Nada muda no topo

A BH FM 102.1, emissora de formato popular/hits, continua isolada na liderança de audiência média na Grande Belo Horizonte em períodos importantes da medição, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E sua principal concorrente no ranking geral, a Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes) segue isolada na vice-liderança, FM cuja média de audiência está estável (rádio que continua na liderança geral no alcance máximo, com mais de 2 milhões de ouvintes diferentes).

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) ajudou na alta do meio ao variar de forma positiva em seu volume de audiência na comparação com a medição anterior. A emissora foi um dos destaques da atual pesquisa se considerar o avanço obtido pela Liberdade FM em sua média.

Novidade no top 5

A Jovem Pan FM 99.1 (jovem/pop) ampliou a sua média de audiência na Grande Belo Horizonte, fato que a reposicionou em quinto lugar geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). O atual volume de audiência obtido pela 99.1 FM é o maior a ser registrado pela rádio nas medições relacionadas à 2019. 

À frente, em quarto lugar geral e isolada nesta condição, está a Alvorada FM 94.9, líder no formato adulto-contemporâneo. 

Sequência no top 10

Rádios como Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) e CDL FM 102.9 (adulto/alternativo) se destacaram na atual medição ao avançarem de forma consistente na pesquisa, isso na comparação com os números anteriores. A Antena 1 mantém a oitava colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), enquanto a CDL FM aparece agora em nono nesse período.

Antes, a 98 FM 98.3 (talk/jovem-rock) aparece isolada em sétimo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), não distante das rádios que disputam um espaço no top 5. E, completando o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Extra FM 103.9 (popular/hits) fecha a sequência.

Belo Horizonte também viu avanços nos indices de rádios como CBN FM 106.1 e BandNews FM 89.5, ambas de formato jornalístico. As duas FMs aparecem um pouco mais próximas do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: BH FM volta a ampliar a liderança em Belo Horizonte. Alvorada FM segue subindo 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21721-panorama-jovem-pan-fm-avanca-para-o-top-5-bhfm-segue-lider-geral-de-audiencia-em-belo-horizonte