Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019 @ 07:34

Panorama: Ouro Verde FM ignora queda do meio FM e avança em Curitiba. 98 FM segue líder

Curitiba - Movimentação atual aproxima emissoras no top 3 e também na disputa pelo top 5 em períodos gerais

Publicidade

Curitiba também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, medida pelo Kantar Ibope Media. E, após avanços, o meio curitibano viu uma oscilação negativa na média de ouvintes no universo, diferente do que foi visto nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. E a movimentação atual aproximou várias concorrentes em períodos gerais da pesquisa. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2019):

adstexto

Sem mudanças no top 3

A movimentação da audiência FM na atual medição na comparação com a anterior não surtiu mudanças nas três primeiras colocadas em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Melhor para 98 FM 98.9 (popular/hits), que mantém dessa forma a liderança isolada de audiência na Grande Curitiba.

A Caiobá FM 102.3 (popular/hits) segue isolada na vice-liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e agora conta com a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) um pouco mais próxima nos rankings gerais. A Massa FM foi a FM que menos variou na média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

Sequência com novidades

A Ouro Verde FM 105.5, líder no formato adulto-contemporâneo, foi o principal destaque da atual medição se considerar o avanço visto no índice da FM. A rádio ignorou a tendência de queda do meio na atual pesquisa e ampliou a sua média de audiência, fato que a reposicionou na quarta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Na sequência, o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/pop), emissora que está isolada na quinta colocação geral. A movimentação atual do meio também aproximou as rádios Clube FM 101.5 (popular) e Rádio Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) desse "bolo" do top 5, emissoras que variaram de forma positiva na atual medição.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo) aparece em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isolada nessa colocação. E, na sequência, mais uma alta: a Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativo) variou de forma positiva no ranking geral e reassumiu a nona colocação geral em períodos gerais.

O mercado curitibano também viu variações positivas nos índices da Transamérica FM 100.3 (jovem/pop-esportes) e Transamérica Light FM 95.1 (adulto-contemporâneo). 

E a Rádio Banda B FM 107.1 (popular/jornalismo-esportes), quando somada com a audiência da 550 AM (que foi ampliada), segue entre os cinco maiores volumes de audiência da Grande Curitiba.

Veja também:
> Panorama: 98 FM segue líder isolada. Jovem Pan FM e Rádio Banda B avançam em Curitiba 

Importante: entenda o ranking
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/21728-panorama-ouro-verde-fm-ignora-queda-do-meio-fm-e-avanca-em-curitiba-98-fm-segue-lider