Terça-Feira, 09 de Julho de 2019 @ 13:06
São Paulo - Em 9 de julho de 1932 teve início da Revolução Constitucionalista
Hoje é 9 de julho, feriado em todo o estado de São Paulo. A data relembra o início da Revolução Constitucionalista de 1932. Várias rádios paulistas exibiram reportagens ou editoriais sobre a data. Uma emissora da capital, porém, transmitiu ao vivo o que seria o estopim da revolução. Um repórter da Rádio Record AM 1000 de São Paulo narrou, da sacada do prédio de onde era a rádio, a execução de quatro manifestantes: Mário Martins de Almeida (Martins), Euclides Bueno Miragaia (Miragaia), Dráusio Marcondes de Sousa (Dráusio) e Antônio Américo Camargo de Andrade (Camargo).
adstexto
O movimento cobrava a criação de uma Constituição e defendia o fim da intervenção do presidente Getúlio Vargas no governo paulista. Esse movimento arrebatou a população após quatro manifestantes serem mortos em protesto na sede do partido do ex-presidente no Centro da capital.
As vítimas eram Martins, Miragaia, Drausio e Camargo, nomes que deram origem à sigla M.M.D.C, que batizou o movimento. Houve confrontos entre o governo brasileiro e o exército paulista (que convocou de forma voluntária a população do estado).
O confronto, que foi considerado o estopim para o início da revolução, ocorreu no dia 23 de maio em frente ao prédio onde se ficava a sede da emissora, na Praça da República, número 17. O fuzilamento dos estudantes foi presenciado e narrado por César Ladeira, da sacada do prédio onde ficava a Rádio Record AM.
Atualmente o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.
A lei 2.430, de 20 de junho de 2011, inscreveu os nomes de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, o MMDC, heróis paulistas da Revolução Constitucionalista de 1932, no Livro dos Heróis da Pátria. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
A Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo realizou a cobertura do desfile cívico-militar que foi realizado na capital paulista na manhã desta terça-feira. O contou com a presença de autoridades, além de um grande número de pessoas. A emissora do Band Rádios esteve durante toda manhã acompanhando o desenvolvimento do desfile.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.