Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2019 @ 07:31

Tome nota: Agosto começa com uma série de mudanças em dials de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Paraíba

São Paulo - Futuras afiliadas de redes nacionais movimentam o interior do país

Publicidade

Baixada Santista e Grande Belo Horizonte já contam com mudanças no dial FMEstá virando rotina: há cada virada de mês, várias mudanças são percebidas em diferentes mercados brasileiros. E tudo isso é acompanhado diariamente pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, que relata em detalhes o que há de novo em cada praça. Para se ter uma ideia, entre o dia 31 de julho e 1º de agosto foram acompanhadas mudanças em Belo Horizonte (MG), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Rondonópolis (MT) e também há uma expectativa de estreia no norte de Santa Catarina. Acompanhe:

adstexto

Belo Horizonte e Baixada Santista

Na capital mineira, conforme acompanhado com exclusividade pelo tudoradio.com, houve a estreia da 90.3 FM A Rádio da Massa FM 90.3, projeto de formato popular/hits voltado à torcida do Atlético-MG. O conteúdo da emissora, que é musical em boa parte de sua grade, também possuí programas esportivos direcionados à esse público de futebol, além de transmissões do time mineiro. O inicio das operações foi a partir da meia-noite do dia 1º.

Antes, no dia 31 de julho às 19h00, a Baixada Santista viu a troca de canais entre duas emissoras do Mussicom Brasil. A Rádio Cidade FM 102.1 passou a operar em seu novo canal, deixando a sintonia 91.7 FM (projeto de formato popular/hits). Já a Litoral FM 91.7 retornou ao seu canal de origem, encerrando assim a sua trajetória de  quase 1 ano em 102.1 FM. A Litoral FM é de formato adulto-contemporâneo.

Detalhes das mudanças na Baixada Santista: a Rádio Cidade terá uma curta trajetória em 102.1 FM. Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, essa fase na nova frequência será apenas uma transição para a chegada da Massa FM 102.1 em Santos, afiliação que está prevista para setembro (junto com a estreia da Massa FM 92.9 de São Paulo).

Já a Litoral FM, após a mudança para 91.7 FM, existem relatos de sintonia da emissora na zona sul de São Paulo e em cidades do Grande ABCD. Detalhe: não é possível captar a Litoral FM em toda a Grande São Paulo, já que a sintonia 91.7 FM é ocupada por FMs irregulares na região, sujando assim o canal.

Expectativas para novas afiliadas

A virada do mês também gerou expectativas para as implantações de novas afiliadas de redes nacionais no interior do país. Em Mato Grosso, a migrante AM-FM identificada como Juventude FM, passou a operar em formato de expectativa como Antena 1 FM 94.1. A rede de perfil adulto-contemporâneo informará mais detalhes sobre essa possível afiliação a partir da próxima semana. A informação foi listada pelo Mapa da Atualização de ontem (1º).

Já na Paraíba, foi ao ar a 105.9 FM de Campina Grande (PB). Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a estação é controlada pelo Sistema Correio e será afiliada da Rádio Mix FM (jovem/pop). A previsão de estreia da futura Rádio Mix FM 105.9 de Campina Grande é para esse mês de agosto (a data será informada pela rede paulista).

No Paraná, a 98.9 FM de Cascavel (PR) foi percebida no ar e já com RDS ativo. Segundo colaboradores do tudoradio.com, o sistema mostra o nome "Massa FM" nos receptores dos ouvintes. A estação é fruto do processo de migração AM-FM da Rádio Nacional News AM 1340 e será inaugurada oficialmente como Massa FM a partir do próximo dia 14.


Registro feito por colaborador do tudoradio.com com o nome Massa FM no RDS da 98.9 FM de Cascavel (PR)

Outra novidade, novamente no interior paulista, foi a já citada implantação da Rádio Canção Nova FM 95.9 de São José dos Campos, estação de formato religioso/católico. A emissora é uma concessão nova no Vale do Paraíba.

Em Santa Catarina...

Segue em expectativa na região de Jaraguá do Sul a implantação da futura Rádio Fênix FM 99.9 de Corupá, emissora de formato popular/hits que já está anunciando o seu novo nome e perfil de programação. Segundo escutas realizadas pela equipe do tudoradio.com, o sinal alcança Joinville de forma parcial.

Mudança temporária no interior paulista

Não deixa de ser uma mudança no dial: a Rádio Barretão FM 105.1 iniciou ontem (1º) as suas operações na região de Barretos (SP). O projeto é relacionado à tradicional Festa do Peão de Boiadeiro realizado neste mês na cidade e substituí temporariamente a programação da Colina FM.

> Confira aqui como está organizado o dial em todo o país

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22000-tome-nota-agosto-comeca-com-uma-serie-de-mudancas-em-dials-de-minas-gerais-sao-paulo-mato-grosso-parana-e-paraiba