Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2019 @ 07:33

Panorama: Rádio Melodia mantém a dianteira da audiência no Rio de Janeiro. JB FM aparece isolada na vice-liderança

Rio de Janeiro - Mercado apresenta variação negativa na comparação com a pesquisa anterior. Super Rádio Tupi e FM O Dia seguem acima dos 200 mil ouvintes por minuto no FM

Publicidade

O universo da audiência FM no Rio de Janeiro acompanhou um recuo em sua média, afirmação baseada na atualização da pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, na comparação entre a pesquisa atual e a anterior. Esse cenário, segundo cruzamento de dados da medição mais recente, não alterou posições em períodos gerais. Quatro rádios seguem acima dos 200 mil ouvintes por minuto no Rio de Janeiro. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2019):

adstexto

Líder em alta e ranking sem mudanças

A Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) foi o principal destaque da atual medição de audiência FM no Rio de Janeiro. Isso por dois motivos: o primeiro foi a manutenção da liderança geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos da pesquisa. E o segundo motivo foi o fato da Rádio Melodia ter sido a única FM entre as primeiras colocadas a apresentar uma considerável variação de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio se aproximou dos 260 mil ouvintes por minuto nesse período.

Também é destaque a manutenção da vice-liderança geral pela JB FM 99.9, líder isolada no formato adulto-contemporâneo no Rio de Janeiro. A emissora segue com um elevado volume de audiência no Rio de Janeiro e, em 2019, tem sido a principal concorrente da Melodia pelo topo do ranking geral.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) e FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) também são considerados destaques. As duas emissoras integram, ao lado da Melodia e JB FM, os maiores volumes de audiência do país, com as quatro FMs registrando marcas superiores a 200 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos.

Mais destaques

A sequência do ranking FM carioca no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) contam com dois avanços. As emissoras 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) e Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) viram oscilações positivas em suas médias de audiência na comparação com a medição anterior. Cada uma está isolada em sua colocação nos filtros gerais e já vinham de alta na medição anterior.

A Rádio Globo FM 98.1 mantém a sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. Porém, o resultado atual não cobre um período significativo na mudança de formato da emissora, esta que foi implantada recentemente (primeira quinzena de julho).

Na sequência, fechado o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes), Rádio Cidade FM 102.9 (jovem-adulto/rock) e Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo) aparecem relativamente próximas nos principais filtros da pesquisa.

Veja também:
> Panorama: JB FM dispara e acirra disputa pela liderança de audiência. Rádio Melodia segue líder

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22038-panorama-radio-melodia-mantem-a-dianteira-da-audiencia-no-rio-de-janeiro-jb-fm-aparece-isolada-na-vice-lideranca