Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019 @ 10:48

Panorama: Com mercado em alta, Educadora FM e Band FM disputam a liderança de audiência em Campinas 

Campinas - Várias emissoras apresentam variações positivas consistentes em seus índices. Top 3 tem novidade

Publicidade

Campinas acompanhou mais uma atualização da pesquisa de audiência no meio rádio, esta que é realizada pelo Kantar Ibope Media. Na comparação com a medição anterior, o FM campineiro viu uma considerável variação positiva no universo de ouvintes, segundo cruzamento dos dados atuais. Várias emissoras impulsionaram essa alta. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2019):

adstexto 

Disputa em casa

A disputa pela liderança geral de audiência FM segue restrita à duas emissoras do Band Rádios. A Educadora FM 91.7 mantém a primeira colocação no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora de formato jovem/pop que registrou um índice de audiência muito próximo do número obtido pela FM na medição anterior. A Educadora FM segue como única rádio de seu formato a ocupar uma liderança geral em um mercado de pesquisa regular (medição mensal).

Quem concorre diretamente com a Educadora FM é a Band FM 106.7, de formato popular/hits. A emissora voltou a variar de forma positiva em Campinas, estando bem próxima da líder no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais. 

Avanços e concorrência acirrada 

A sequência no período 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi de avanços e com novidades. Em terceiro geral está uma emissora não assinante da pesquisa, que cravou uma forte alta em seus números. Ela é seguida pela Nova FM 103.7, rádio que também variou de forma significativa e assumiu a liderança no formato adulto-contemporâneo. A Nova FM já estava evoluindo em medições anteriores. 

Também em alta, CBN FM 99.1 (jornalismo/esportes) e Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertanejo) aparecem na sequência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com variações positivas consistentes em seus índices na comparação com a medição anterior.

Campinas também observou uma grande aproximação entre Antena 1 FM 107.5 (adulto-contemporâneo), Nativa FM 89.3 (popular) e Cidade FM 92.5 (popular/hits), rádios que também não estão distantes do top 3 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

A diferença entre a terceira colocada nesse período e a Cidade é inferior a 2 mil ouvintes por minuto nesse período, mostrando a grande aproximação entre várias FMs. Isso também amplia a possibilidade de novas mudanças no ranking FM nas próximas medições e variações entre os filtros observados. 

Veja também:
> Panorama: Educadora FM reassume a liderança de audiência em Campinas. Nova FM avança?

Dial FM cheio

Mais de 15 emissoras são medidas pela pesquisa do Kantar Ibope Media em Campinas. Mas vale lembrar que a praça está entre as regiões de maior acúmulo de estações no dial FM, fato que pode ser conferido através do tudoradio.com: clique aqui para ver e ouvir a relação de emissoras captadas. São mais de 35 rádios sintonizadas de forma local ou com sinal considerado bom na maioria dos bairros da cidade.

Outro detalhe é que a pesquisa de audiência de Campinas não cobre a região metropolitana, esta que está entre as mais populosas do país. 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22064-panorama-com-mercado-em-alta-educadora-fm-e-band-fm-disputam-a-lideranca-de-audiencia-em-campinas