Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2019 @ 07:32

Tendências | IBC 2019 será iniciado nesta semana na Holanda e vai explorar uma nova era na mídia

São Paulo - Programação do IBC é considerada tão importante quanto o NAB Show (Estados Unidos) para a área de comunicação em todo planeta

Publicidade

A partir do próximo dia 13 de setembro (sexta-feira) será iniciada a programação do IBC 2019, evento que está entre os principais na área de mídia e tecnologia em todo o planeta. Realizado na Holanda, a grade deste ano pretende abordar os temas que colaboram com a tese da "Nova era na mídia", ou seja, como os avanços tecnológicos estão impactando nos hábitos de consumo da população e, consequentemente, nos modelos de negócio de mídia. O IBC 2019 vai até o dia 17 de setembro, em Amsterdã.

adstexto

São várias conferências temáticas espalhadas pelos dias de evento e ações como uma maior representação de mulheres no palco e um novo evento de e-sports, iniciativas que estão entre os desenvolvimentos que receberão os visitantes do IBC deste ano, à medida que os organizadores continuam a fortalecer suas credenciais como um dos mais influentes meios de entretenimento e tecnologia do mundo.

E para o rádio, a expectativa é de que os congressistas sigam debatendo a evolução do meio, seja na distribuição multiplataforma de conteúdo e também do avanço da digitalização do veículo na Europa. O padrão DAB + cresce rapidamente, com pesquisas apontando que parte considerável da audiência de rádio já está concentrada na transmissão de FM digital.

Nesse cenário, é sabido que o rádio continua com um desempenho positivos em vários mercados europeus, o que amplia a importância das discussões na adaptação do veículo aos avanços tecnológicos. Por exemplo, no Reino Unido, 89% da população ouve rádio semanalmente (pesquisa recente da Rajar, divulgada aqui no tudoradio.com) e, no país anfitrião do IBC, o rádio é a principal fonte para consumo de áudio na Holanda.

Recomendamos:
> Sessão do NAB Show analisa a evolução do Rádio Digital pelo mundo
> Reino Unido: 94% dos usuários de smart speakers ouvem rádio ao vivo, diz Rajar
> E na Europa? Rádio conta com 76% de todo o volume de consumo de áudio na Holanda

IBC terá um tema diferente por dia

A conferência do IBC 2019 terá um tema diferente para cada dia: na sexta-feira, primeiro dia, é "criar e produzir: criando interrupções"; o sábado é "gerenciar: automatizar mídia - cadeias de suprimentos", no domingo é  "abraçando a revolução da plataforma", na segunda-feira será  relacionada a "envolvente as experiências do consumidor"; e o de terça-feira é "monetização: escalando audiências e receitas", isso nas traduções livres.

Segundo o portal Radio World, entre os palestrantes confirmados para 2019 incluem Cécile Frot-Coutaz, chefe do YouTube EMEA; Arnaud de Puyfontaine, presidente da Vivendi; e Max Amordeluso, da Amazon Alexa na União Européia. Com base no resultado positivo da edição de 2018, o IBC também está trazendo de volta o Global Gamechangers Stage, que tem um foco especial nas tecnologias e desenvolvimentos de negócios que devem mudar o jogo para a indústria de mídia. Os palestrantes neste estágio devem incluir Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association; Jane Turton, CEO da All3Media; e Lisa Opie, diretora da BBC Studios.

Outra novidade para este ano será a programação de convergência Media-Telecom. Essa colaboração entre o IBC e o TM Forum apresentará três projetos que destacam a inovação aberta entre as indústrias de telecomunicações e mídia. A participação da Al Jazeera, Associated Press, BBC R&D, RTÉ, entre outras marcas, mostrará como o 5G, a IA (inteligência artificial) e o gerenciamento de Big Data podem resolver os desafios de negócios e tecnologia, além de melhorar a experiência do cliente.

Veja também:
> Tendências: Confira aqui as matérias publicadas pelo tudoradio.com que mostram as principais tendências para o rádio
> E como vai o meio rádio em todo o planeta? Confira aqui neste especial do tudoradio.com

A organização informa que a programação espera cerca de 55 mil visitantes, que acompanharão 1.773 empresas na feira e 330 palestrantes.

O IBC 2019 é realizado no Centro de Exposições e Convenções RAI de Amsterdã (Amsterdã, Holanda), entre os dias 13 e 17 deste mês (datas para o congresso e feira). 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22199-tendencias-ibc-2019-sera-iniciado-nesta-semana-na-holanda-e-vai-explorar-uma-nova-era-na-midia