Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019 @ 09:03

Tendências | Com 65% da audiência concentrada no FM digital, Suiça planeja desligamento do sinal analógico

Suíça - Rádio no país segue em estágio avançado de digitalização e vendas de aparelhos com a nova tecnologia já soma 4,3 milhões

Publicidade

Um planejamento feito pela indústria de rádio suíça pretende eliminar de forma gradativa, até 2024, a transmissão de rádio analógica via FM e implantar o DAB+ como principal tecnologia de transmissão. A escuta de rádio digital no país já corresponde a 65%.

adstexto

No intuito de acompanhar essa mudança, o OFCOM (Escritório Federal de Comunicações da Suíça) está desde 2017 com uma campanhas de informação em que menciona a frase "Rádio está se movendo", as quais estão sendo veiculadas no rádio, televisão, imprensa e outdoors.

Recomendamos:
> Sessão do NAB Show analisa a evolução do Rádio Digital pelo mundo.
> IBC 2019 será iniciado nesta semana na Holanda e vai explorar uma nova era na mídia

O vice-diretor da OFCOM, Bernard Maissen, disse em confiar no acordo existente da indústria de rádio e nas disposições legais e mencionou que as licenças de rádio FM que expiram em dezembro de 2019 serão estendidas até 2024, com a possibilidade de encurtar a duração, se a indústria do rádio assim o desejar. Paralelo a isso, a OFCOM pretende examinar se, em áreas periféricas com suprimento insuficiente de DAB+, estações FM individuais poderão continuar a operar após 2024 por um período limitado.

De acordo com estudos disponíveis para o OFCOM no final de junho deste ano, apenas 17% das pessoas usavam FM exclusivamente. As vendas de rádio com a tecnologia DAB+ na Suíça já atinge, até o final de junho deste ano, a marca de 4,3 milhões de aparelhos.

A exemplo da Noruega, primeiro país a desativar os serviços nacionais de FM analógico, um relatório divulgado em abril deste ano pelo WorldDAB, durante a conferência Radiodays Europe em Lausanne, na Suíça, apontou que 86% dos ouvintes diários utilizam o DAB+, comparado a 55% em 2016. A Alemanha lidera a cobertura pelo sistema de rádio digital europeu e representa o principal mercado receptor de DAB+ consumidor.

Com informações de RadioToday

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22221-tendencias-com-65-da-audiencia-concentrada-no-fm-digital-suica-planeja-desligamento-do-sinal-analogico