Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019 @ 07:33

Tendências | Pesquisa da Kantar aponta previsão de um maior investimento de mídia em podcasts e vídeos on-line em 2020

São Paulo - Para o rádio, quase a metade dos profissionais de marketing afirmam que manterão o mesmo nível de investimento de mídia em 2020 nos Estados Unidos

Publicidade

Um relatório da Kantar, Getting Media Right 2019, entrevistou profissionais de marketing nos Estados Unidos para saber como será o investimento publicitário em 2020, com base no planejamento das principais empresas da área. Confirmando as expectativas, os investimentos em vídeo on-line e em podcasts lideram as altas, ampliando a atenção no digital. Para o rádio AM/FM, sem considerar as ferramentas digitais das emissoras, a previsão de investimento é a manutenção do quadro atual.

adstexto

O panorama foi divulgado pela Kantar e noticiado pelo portal norte-americano Inside Radio. O Getting Media Right 2019, destinou a seguinte frase aos profissionais de marketing baseados nos Estados Unidos: "Você deve entender como as coisas se movem sem problemas pelo sistema, as influências externas que afetam a eficiência - e como elas precisam ser medidas ou ajustadas para gerenciar e manter a dinâmica".

O resultado confirmou algumas expectativas, com 84% dos profissionais de marketing afirmando que irão aumentar a verba publicitária em vídeos online, contra apenas 3% que planejam diminuir o investimento feito nesse tipo de plataforma. Podcasts também estão em alta, com 75% das agências planejando um aumento no investimento e 27% mantendo o volume atual. Com atuação multiplataforma, o rádio fica de olho nessas duas frentes, principalmente o podcast nos Estados Unidos.

Para a transmissão de rádio AM/FM, 49% dos entrevistados responderam que não planejam mudar o investimento no veículo em 2020, ou seja, mantendo os volumes atuais. Já 16% planejam ampliar a verba publicitária destinada ao rádio nos Estados Unidos. Porém esses valores não consideram a participação do rádio em formatos digitais, ou seja, existe a possibilidade de uma marca de rádio incrementar a sua receita com avanços em plataformas como o podcast.

Veja também:
> Podcasts? Smart speakers? 5G? Acompanhe todas as tendências de consumo que impactam o rádio. Siga aqui!

O que considerar para o rádio?

Os valores percentuais são uma parte importante para prever o planejamento de mídia em 2020, mas eles são relacionados a possíveis volumes maiores nesta área, já que a tendência é de alta nesses investimentos. E, para o rádio, é possível que parte de sua receita seja composta com a sua participação em outros canais digitais, o que amplia a necessidade da operação multiplataforma (seja ela apenas em áudio, ou também áudio/vídeo, além de mídias sociais).

Outro ponto importante, este destacado pelo Kantar e o Inside Radio, é o fato de os profissionais de marketing quererem medir os resultados das campanhas de forma mais rápida e confiável. Caso o rádio consiga "destravar" essa equação, ele pode ter resultados melhores nos investimentos nos seus canais tradicionais, considerando que estes estão resilientes no impacto perante a população (acima dos 90% nos Estados Unidos). A participação e investimentos no digital por parte das emissoras, também podem colaborar no mapeamento da entrega das campanhas.

É importante considerar que, segundo o relatório da Kantar, 68% dos profissionais de marketing consideram importante equilibrar o curto prazo (resultado de engajamento e vendas) e o longo prazo (crescimento da marca e desempenho das preferências). Também consideram importante "medir / provar o ROI", onde 90% concordaram com essa afirmação, enquanto 68% marcaram o mesmo quando perguntados sobre a importância de "equilibrar investimentos de marketing de curto x longo prazo".

Recomendamos:
> Estudo da Strategy Analytics aponta como que o rádio pode manter a sua relevância em automóveis conectados
> Estudo da Nielsen destaca o papel da mídia de Rádio em públicos específicos

Com informações da Kantar e do Inside Radio

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22264-tendencias-pesquisa-da-kantar-aponta-previsao-de-um-maior-investimento-de-midia-em-podcasts-e-videos-on-line-em-2020