Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2019 @ 10:48

Mesmo antes do lançamento, Antena 1 já está disponível em smart-speaker e oferece serviço relacionado a músicas

São Paulo - Rede de formato adulto-contemporâneo já está disponível na Alexa da Amazon, caixa que foi anunciada ontem (3) no Brasil

Publicidade

Com investimentos consideráveis na área de tecnologia, principalmente em relação a sua transmissão de áudio on-line, a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo informou ao mercado que já está disponível para os ouvintes na Alexa. Isso ocorre antes mesmo da comercialização da smart-speaker (caixa de som inteligente) fabricada pela Amazon no Brasil, esta que foi anunciada ontem (3). Recentemente a Antena 1 também passou a investir em podcasts, rádio que já conta com uma rotina de atualizações nesse tipo de plataforma de áudio digital.

adstexto 

Na Alexa, a Antena 1 já está disponível com duas funções. A principal, que é a ativação do streaming da emissora através do comando de voz que leva o nome da rádio. A outra, que é algo exclusivo e específico da emissora, é possível perguntar em tempo real qual música está tocando na rádio.

Ou seja, com o comando "qual música está tocando na Antena 1", a Alexa da Amazon responde o nome e o artista (ou banda) em execução na emissora. Isso pode ser realizado inclusive enquanto o streaming da emissora é executado pela caixa de som inteligente.


Presença da Antena 1 no sistema da Alexa, na Amazon / crédito: tudoradio.com 

Apesar das caixas ainda não serem comercializadas no Brasil, mas já estão em testes em português, quem possui o dispositivo já tem a possibilidade de realizar esse tipo de interação com a Antena 1. O investimento também visa uma possível expansão das caixas de som inteligentes no mercado brasileiro, assim como já acontece na Europa e nos Estados Unidos. 

Recomendamos:
> Tecnologia popular nos EUA, smart speakers da Amazon chegam ao Brasil com três lançamentos
> Café da Manhã: Tecnologias híbrido e digital são apontadas como futuro do rádio. Smart-speakers ampliam a audiência
> Em painel sobre Podcasts, Ricardo Gandour confirma que CBN estará na "Alexa brasileira"

Recentemente a emissora também foi destaque pela produção de podcasts próprios, como o Antena 1 notícias (este que conta com uma rotina diária no portal da emissora). O podcast é outra plataforma de áudio que vive uma forte expansão no consumo em todo o planeta.

Veja também:
> Podcasts? Smart speakers? 5G? Acompanhe todas as tendências de consumo que impactam o rádio. Siga aqui!
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22341-mesmo-antes-do-lancamento-antena-1-ja-esta-disponivel-em-smart-speaker-e-oferece-servico-relacionado-a-musicas