Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 @ 07:31

Levantamento: Chegando a mercados maiores, migração AM-FM se aproxima da marca de 640 rádios ativas

São Paulo - Mercados como São Carlos (SP), Maceió (AL), Cascavel (PR) e região de Criciúma (SC) promoveram as últimas novidades vindas do AM para o FM

Publicidade

O processo de migração AM-FM na faixa FM convencional, de 88.1 FM a 107.9 FM, continua avançando no Brasil. Segundo o levantamento feito pelo Dials FM/AM tudoradio.com, o país se aproxima de 640 estações que já possuem suas coberturas em FM conhecidas. Recentemente o portal noticiou que o processo já contemplou 75% dos pedidos de mudança da faixa AM para o FM. O que está ainda em compasso de espera é a migração na faixa estendida, sendo aquele que irá atingir os centros mais populosos do país.

adstexto

Várias cidades pólos regionais e também capitais auxiliaram a ampliar a lista de migrantes AM-FM ativas nesta primeira metade do segundo semestre de 2019. São Carlos, cidade do interior paulista, passou a contar com a Rádio Clube 1 FM 91.1, projeto de rádio popular/jornalística originada da tradicional Rádio Clube AM. A emissora é a primeira migrante AM-FM ativa na cidade, região que acompanhou recentemente a evolução do processo em Araraquara, cidade vizinha.

FM estendido?
> Consulta pública do FM estendido é encerrada com mais de 300 contribuições. Processo gera expectativa entre as rádios

Outra emissora que contribuiu para a ampliação da lista de migrantes AM-FM ativas foi a NovaBrasil FM 106.5 de Maceió (AL), estação que estava no ar em testes e foi inaugurada de forma definitiva na semana passada (dia 10). Houve um investimento considerável em estrutura para a implantação da mais nova afiliada da Rede NovaBrasil, projeto de formato adulto-contemporâneo com foco na música nacional.

Os dials e o levantamento:
> Confira aqui a lista de AMs que já estão ativas no dial FM, além do número de estações por estado
> Veja e ouça on-line todas as emissoras em FM e AM do Brasil. Acesse os dials tudoradio.com

O Paraná, estado com o maior número de emissoras migrantes AM-FM ativas e mapeadas pelo Dials FM/AM tudoradio.com, também contribuiu com esse avanço do processo. Cascavel, que recentemente contou com a implantação da Massa FM 98.9 (popular/sertanejo, também uma migrante AM-FM), viu a estreia da Estúdio 92 FM 92.3 (afiliada à Rádio Bandeirantes de São Paulo), estação originada da antiga Rádio Independência.

Novamente no sul, a região de Criciúma (SC) viu o surgimento da Rádio Difusora AM de Içara no dial FM, em 94.5 FM, emissora que está entre as maiores potências do interior catarinense. Desde ontem (15), a emissora iniciou uma fase de expectativa para a chegada da Massa FM 94.5, esta que estará voltada à Criciúma.Outras mudanças, com foco nas migrantes AM-FM, foram percebidas nas últimas semanas. Essas novidades são registradas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Veja também:
> Levantamento mostra que 75% dos pedidos de migração do AM para FM já foram atendidos
> Consulta pública da Anatel mostra canalização com FM estendido, Radcom e FM convencional
> Levantamento: Brasil supera a marca de 600 migrantes AM-FM mapeadas pelo Dials tudoradio.com

O levantamento

O número é relacionado ao levantamento feito pelo tudoradio.com nos dials AM/FM no portal, ou seja, são 638 migrantes AM-FM que tem a sua cobertura em FM já mapeada pela equipe do portal (até o fechamento desta matéria).

O levantamento completo (inclusive o número de migrantes por estado) pode ser acompanhado aqui. A atualização é diária.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22399-levantamento-chegando-a-mercados-maiores-migracao-am-fm-se-aproxima-da-marca-de-640-radios-ativas