Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019 @ 07:31

Tendências | Áudio é a melhor maneira para que os anunciantes alcancem um público que está em movimento

São Paulo - Apesar de parecer algo óbvio, em época de mídia fragmentada, publicidade percebe que o áudio é a melhor maneira de alcançar os consumidores

Publicidade

Uma publicação do Ad Age, relacionado ao Pandora (Estados Unidos), faz um alerta ao anunciantes, algo que também vale para mercados como o brasileiro. "Se você está ignorando o áudio, está perdendo um enorme - e em rápida expansão - público educado, rico, equilibrado e com equilíbrio de gênero e leal", afirma o diretor de receita da Pandora, John Trimble. Parece óbvio, mas o áudio em plataformas como o rádio, streaming e podcasts, se mostra como o meio mais adequado para se adaptar a um público em movimento.

adstexto

Esse alerta é um foco para que os anunciantes se adaptem à crescente demanda do consumo de áudio, motivado por fones de ouvidos e smart-speakers (caixas de som com inteligência artificial). Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da comScore, 50% de todas as pesquisas de internet serão feitas por voz em 2020.
 
Trimble aponta para "The Podcast Consumer 2018", da Edison Research, em publicação do Inside Radio, que lembra o poder de compra dos ouvintes de podcast, os quais mais da metade tem renda familiar anual de mais de US$ 75.000 e é provável que se envolvam com marcas e produtos que "excitam e provocam emoções, algo que o som faz muito bem por causa de sua capacidade de criar conexões primárias", escreve o executivo da Pandora.

Outro ponto importante é a quantidade de tempo gasto ouvindo pelos usuários de podcast também favorece os profissionais de marketing que escolhem o áudio. Edison descobriu que os ouvintes de podcast consomem uma média de sete podcasts por semana e um terço ouve cinco horas ou mais de conteúdo de podcast semanalmente. O levantamento da Edison afirma que esse público deve dobrar de tamanho.

Isso também tem relação com o rádio. Nos Estados Unidos, o veículo é líder de alcance com 92% de consumo semanal, sendo 132,4 milhões de norte-americanos impactados pelo rádio mensalmente (98% de alcance mensal), segundo a Nielsen. Desses, o tempo médio é próximo de 2 horas diárias. Já no Brasil, o volume de tempo gasto chega a ser um atrativo ainda maior para a publicidade, já que a média atual é de 4h33min de consumo diário (segundo o Inside Radio, levantamento recente do Kantar Ibope Media).

O rádio hoje:
> No Brasil: Kantar Ibope Media lança o Inside Radio 2019 e aponta que meio atinge todas as idades no Brasil
> Nos Estados Unidos: Nielsen aponta que o rádio segue na liderança de alcance entre todas as plataformas nos Estados Unidos
> No Reino Unido: 94% dos usuários de smart speakers ouvem rádio ao vivo, diz Rajar

Voltando ao panorama norte-americano, cenários como a eleição presidencial e os Jogos Olímpicos, devem fomentar ainda mais o áudio em 2020. "Com isso em mente, conectar-se ao público do áudio da maneira certa, na hora certa, se torna mais crucial do que nunca", define Trimble em seu artigo.

Recomendamos:
> Rádio tenta acelerar mudança para medição com base em impressões, mas pondera desvantagens
> Nielsen aponta que o rádio é uma boa aposta comercial em um mundo de mídia fragmentada
> Pesquisa Ipsos reafirma força do rádio, crescimento do áudio e a convivência do meio com os podcasts

CivicScience: 22% dos ouvintes de podcast compram produtos e/ou serviços de anúncios executados na plataforma

Ainda no cenário áudio e publicidade, com foco no podcast, uma pesquisa mostra como os ouvintes dessa ferramenta são muito leais, semelhante ao que ocorre com o meio rádio. Por exemplo: novos dados do CivicScience apontam que cerca de 22% dos ouvintes de podcast nos Estados Unidos dizem que adquiriram um produto ou serviço depois de ouvir um anúncio de podcast.

Em janeiro o CivicScience informou que, de acordo com sua pesquisa, cerca de um quarto da população em geral com mais de 13 anos de idade agora ouve ativamente um podcast nos Estados Unidos. Hoje esse número permanece inalterado desde o estudo inicial, ocorrido no início deste ano.

"Não é surpresa que os tipos mais populares de podcasts também sejam aqueles cujos ouvintes fizeram uma compra devido a um anúncio", relata o CivicScience em portal, que completa afirmando que "parece que podcasts de interesse especial, sejam crimes reais, bem como notícias e podcasts políticos, têm a maior conversão de anúncios dentro deles".

Recomendamos:
> Podcasts? Smart speakers? 5G? Acompanhe todas as tendências de consumo que impactam o rádio. Siga aqui!
> O Rádio em números: Como vai o consumo de rádio em todo o planeta? Confira aqui!

Com informações da Ad Age, Edison Research, comScore, Nielsen, Inside Radio e Kantar Ibope Media

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22429-tendencias-audio-e-a-melhor-maneira-para-que-os-anunciantes-alcancem-um-publico-que-esta-em-movimento