Terça-Feira, 29 de Outubro de 2019 @ 15:11

Panorama: Litoral FM assume a liderança de audiência no ranking FM da Grande Vitória

Vitória – FM Super tem movimentação negativa no ranking vai para a vice-liderança na capital capixaba

Publicidade

O mercado de rádio FM de Vitória e região metropolitana registrou mais uma medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2019). Na pesquisa atual, o FM capixaba viu uma variação negativa da média de audiência na comparação com a medição anterior, causando mudanças na composição do ranking FM em períodos gerais. Acompanhe os destaques: 

adstexto

Nova líder

O movimento negativo observado no ranking de audiência de Vitória (FM+WEB) beneficiou a Litoral FM 102.3. A rádio do formato popular/hits ficou estável diante da queda nos números gerais do ranking e assumiu a liderança do ranking no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora já vinha ampliando seus números nos últimos meses, sendo contemplada com a liderança.
 
A FM Super FM 94.1 e 94.5 (popular/sertanejo) acompanhou a tendência atual do meio FM e passou a ocupar a vice-liderança. A emissora liderou o ranking nas últimas pesquisas e, essa diferença deve acirrar ainda mais a disputa pelo primeiro lugar na audiência, que está polarizada entre as duas estações (assim como nas pesquisas anteriores).

O que não mudou no ranking foi a distância entre as duas FMs e as demais estações consideradas na pesquisa. E, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a sequência conta com duas emissoras de perfil religioso que não estão listadas como assinantes da medição. Entre elas está a Tropical FM 103.7 (popular/hits).

Sequência

Sem mudanças na sequência do ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Jovem Pan FM 100.1 (jovem/pop) segue em sexto geral e isolada em sua colocação, além da liderança em seu formato. Na sequência, a aparece a CBN FM 92.5, rádio que é a maior audiência do jornalismo em FM na Grande Vitória. Antena 1 FM 106.9 mantém a liderança no adulto-contemporâneo e vem logo atrás da CBN. Isso referente ao período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: FM Super mantém a liderança de audiência na Grande Vitória. Litoral FM segue avançando

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória: clique aqui.

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22470-panorama-litoral-fm-assume-a-lideranca-de-audiencia-no-ranking-fm-da-grande-vitoria