Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019 @ 07:30

Panorama: Band FM mantém liderança isolada de audiência e Alpha FM avança em São Paulo

São Paulo - 89 FM A Rádio Rock segue em terceiro em períodos gerais. Jovem Pan FM e Metropolitana FM avançam em audiência

Publicidade

O mercado de rádio de São Paulo acompanhou ontem (7, dia do radialista) mais uma atualização dos números da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. No geral, o universo de ouvintes na audiência FM oscilou de forma negativa, isso na comparação entre o trimestre atual (agosto a outubro/2019) e a pesquisa anterior (julho a setembro/2019). Porém várias destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre agosto a outubro de 2019):

adstexto

Top 3 com mudanças no "comercial", não no geral

A Band FM 96.1 (popular/hits) continua sozinha na liderança geral da audiência FM na Grande São Paulo. Apesar de ter acompanhado a oscilação vista nos principais períodos, a atual líder continua com uma vantagem segura para as demais FMs medidas na pesquisa. E a média registrada pela Band FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais é superior ao índice obtido pela 96.1 FM na medição atualizada em setembro passado (referente ao trimestre junho à agosto deste ano).

Também é destaque a estabilidade da Alpha FM 101.7 na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa. Na comparação com medição anterior, a emissora de formato adulto-contemporâneo viu uma evolução em seu índice de audiência. A rádio também mantém uma distância segura em relação às demais FMs medidas na pesquisa.

A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) sustenta a terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), registrando um índice muito próximo daquele cravado pela FM na medição anterior, quando foi constatado um avanço no volume de audiência da rádio. Nesses períodos gerais a 89 FM está isolada nesta colocação.

O que muda é no "ranking comercial", ou seja, nos períodos 06h-19h e 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Neste último, a Jovem Pan FM 100.9 pulou para a terceira colocação geral (estava em quinto na medição passada). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Jovem Pan FM havia pulado para quarto geral na medição passada, mantendo a condição na pesquisa atual.

A Nativa FM 95.3 (popular) fecha o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e leva vantagem no comercial perante a 89 FM e está bem próxima da Jovem Pan FM. Sem o WEB, aparece em quarto no 05h-00h (todos os dias). A distância entre as três FMs é pequena nos filtros de segunda à sexta-feira, o que amplia essa disputa de posições, apesar das rádios atuarem em formatos totalmente distintos (não são concorrentes diretas).

Sequência de mais concorrência

Estável, a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aparece na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição esta obtida pela rádio a partir da medição anterior. A emissora é seguida pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Há uma inversão de posição entre Antena 1 e Gazeta em períodos comerciais (07h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB).

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) também se destacou na atual medição ao consolidar a nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Aos poucos a rádio vai de distanciando das FMs que aparecem na sequência do ranking. O avanço mais significativo da 98.5 FM foi visto em períodos comerciais.

No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a 105 FM 105.1 (popular/esportes) fecha o top 10, sendo acompanhada de perto pela NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes). Tanto a NovaBrasil FM como a CBN apresentaram evoluções em seus números. 

Kiss FM 92.5 (rock), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop), BandNews FM 96.9 (jornalismo), Energia 97 FM 97.7 (jovem/pop-esportes) e Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e não estão distantes do top 10 se considerados os volumes de audiência dessas rádios nos filtros gerais. 

Veja também:
> Panorama: Band FM amplia liderança em São Paulo. Alpha FM e 89 FM A Rádio Rock seguem no top 3  
> Panorama: Em alta, mercado de São Paulo mantém oito FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto em medição comercial 

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22525-panorama-band-fm-mantem-lideranca-isolada-de-audiencia-e-alpha-fm-avanca-em-sao-paulo