Terça-Feira, 26 de Novembro de 2019 @ 07:32

Tome nota: Reta final de novembro conta com estreias de redes e surgimento de novos projetos locais

São Paulo - Nos últimos três dias, quatro redes apresentaram novas afiliadas em diferentes regiões do país. Outras estreias são aguardadas até o final do ano

Publicidade

O dial FM brasileiro continua movimentado, como já era previsto pelos profissionais do setor. Várias inaugurações foram percebidas nos últimos dias, impulsionadas pelo surgimento de novos projetos locais e também expansão de redes nacionais. Para se ter uma ideia, nos últimos três dias, quatro redes inauguraram novas afiliadas. Mercado também conta com mudanças de formatos. Acompanhe:

adstexto

Ontem (25) foram inauguradas as rádios Massa FM 95.1 de Porto Velho (RO), Rádio Mix FM 99.1 de Ji-Paraná (RO) e Nativa FM 93.7 de Irecê (BA), conforme já noticiado anteriormente pelo tudoradio.com e acompanhado pelo Mapa da Atualização. Antes, no final de semana, a Clube FM 92.3 de Ariquemes (RO) "deu as caras", ampliando o número de afiliadas da recém-criada Rede Clube FM Brasil.

Também foi nesta segunda-feira (25) que o mercado de Criciúma (SC) acompanhou a implantação do projeto local Rádio Cidade em dia FM 89.1, emissora controlada pelo GCR (Grupo Catarinense de Rádios) e que tem como formato principal o jornalístico em FM. 

Mudanças de formato, frequência e migração AM-FM

A Litoral FM 91.7 de Santos, emissora controlada pelo grupo Mussicom Brasil, mudou o formato de seu projeto na última sexta-feira (22). A emissora deixou a linha adulto-contemporânea e passou a adotar o formato adulto/rock. A novidade foi percebida a partir das primeiras horas do dia 22.

Vale lembrar que, ainda em novembro, a Baixada Santista acompanhou a mudança de formato da Mais FM 100.3 da Praia Grande (FM que também cobre Santos). A emissora foi de popular/hits para jovem/pop, conforme listado pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Já no interior paulista, há a expectativa para a chegada da Rede CBN em São Carlos. Porém, antes de que isso aconteça (previsto para dezembro), a atual InterSom FM 103.9 iniciou a última etapa do seu processo de migração para 103.3 FM, canal que já carrega a programação da emissora de formato jovem/hits.

Na semana passada também foi percebida a presença da Rádio Difusora AM 1320 de Petrópolis (RJ), emissora que também atinge a região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto atual é de formato adulto-contemporâneo e substituiu a religiosa Boas Novas AM.

Outra novidade foi o retorno da Ind FM 104.5 entre as cidades de Limeira (SP) e Rio Claro (SP). A emissora com torre em Cordeirópolis (SP) tem formato popular/hits e iniciou sua grade definitiva na semana passada.

Também no formato adulto-contemporâneo, mas na região Norte do país, uma migrante AM-FM de Paraíso do Tocantins (TO) foi sintonizada como Rádio Hits FM 93.5, projeto que é voltado à região de Palmas.

E no sul de Minas Gerais foi sintonizada a Rádio Itajubá FM 107.7 de Itajubá (MG), migrante AM-FM que está atuando com formato popular/hits. A novidade foi listada ontem (25) pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com.

Recomendamos:
> Panorama: Redes e novas FMs locais movimentam o mercado de rádio neste mês de novembro 

Em dezembro o mercado brasileiro deverá contar com estreias de afiliadas de redes como Band FM, CBN, Clube FM, Jovem Pan FM, Rádio Mix FM, Play Hits FM, Transamérica, entre outras. Novos projetos locais também são aguardados, como a já noticiadas Rádio Hits FM 91.3 da Grande Florianópolis (SC) e Ynterativa FM 102.1 do Recife (PE).

Todas essas novidades são acompanhadas diariamente pela redação e listadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com (clique aqui)

As estreias também impactam os Dials FM/AM do tudoradio.com. Siga aqui! 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22609-tome-nota-reta-final-de-novembro-conta-com-estreias-de-redes-e-surgimento-de-novos-projetos-locais