Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019 @ 13:05

Tendências | Podcasts da CBN e da Jovem Pan estão entre os mais consumidos da América Latina na plataforma da Triton Digital

São Paulo - Empresa canadense com operação global passou a fornecer um relatório de downloads dos podcasts consumidos na América Latina

Publicidade

A Triton Digital, empresa de operação global na área de streaming e outros conteúdos digitais de áudio, publicou nesta semana um relatório que mostra um ranking dos podcasts mais consumidos na América Latina. A medição é certificada pelo IAB Tech Lab e mostra o desempenho de podcasts gerados por rádios como Jovem Pan e CBN, estes que estão entre os mais "baixados" pelos usuários latino-americanos. O Podcast Report lista os 100 principais podcasts auditados pela Triton Digital, no período entre 28 de outubro e 24 de novembro.

adstexto

O relatório aponta o programa Pânico como o podcast de rádio de maior média semanal de download dentro do ambiente da Triton Digital, este que é gerido pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo. São 192.554 de média de download dentro do período do relatório. A produção está na terceira colocação geral do ranking apresentado pela Triton Digital.

Outro podcast de rádio que conta com um grande volume de downloads é o Academia CBN, gerido pelas rádios CBN FM 90.5 de São Paulo e CBN FM 92.5 do Rio de Janeiro. A produção apresentada pelo filosofo Mario Sergio Cortella contou com 154.885 downloads na média semanal auditada pela Triton.

A CBN conta com uma lista extensa de podcasts presentes no ranking, com Comentaristas, Economia e Panorama CBN aparecendo neste top 10. Outras produções como Dia a Dia da Economia (com Miriam Leitão), Jornal da CBN, Dinheiro (Mauro Halfeld), entre outros, também estão em destaque no ranking. Com isso a emissora conta com o maior volume geral entre as rádios brasileiras presentes no relatório.

A Jovem Pan também conta com o podcast do programa Os Pingos nos Is bem posicionado, próximo do top 10 geral da América Latina. Outras produções da emissora também estão listadas.

O podcast de maior volume de download desse período dentro do ambiente da Triton também é de rádio. Trata-se do Los40 MX - La Corneta, gerenciado pela Prisa Radio. A Los40 é uma rede extensa de rádios no formato jovem/pop que cobre a maioria dos países de lingua hispânica no continente americano.

Já o segundo é o podcast do portal G1, O Assunto, apresentado por Renata Lo Prete.

Importante destacar que o relatório cobre os podcasts dentro do ambiente auditado pela Triton Digital, ou seja, o ranking não cobre todos as produções realizadas na América Latina.


Recorte dos 20 podcasts mais bem colocados no relatório da Triton / Período do relatório: Semanas 44-47 (28 de outubro a 24 de novembro de 2019)

Clique aqui para ver o ranking completo - em PDF

Recomendamos:
> Em enquete, metade dos radionautas do tudoradio.com dizem já consumir podcasts 
> Levantamento da Triton Digital detalha o consumo de Podcasts no Brasil 
> Webcast Metrics: Jovem Pan, JB FM e NovaBrasil FM já se destacam no consumo de áudio digital entre players da América Latina 
> Veja aqui uma lista de noticias sobre tendências de tecnologia para o rádio 

Sobre o levantamento 

A Triton afirma que o relatório tem certificação do IAB Tech Lab e indica que "o relatório elimina práticas inconsistentes de medição e dados autorrelatados, fornecendo aos criadores de conteúdo, profissionais de marketing, compradores de mídia e ao setor de áudio em geral métricas de podcast validadas e transparentes na América Latina pela primeira vez". 

"O Podcast Report da Triton é baseado em um período de quatro semanas (de segunda a domingo), com entidades relatadas classificadas pela média de downloads, de acordo com as mais recentes diretrizes de medição técnica de podcasts do IAB", afirma a empresa em sua apresentação.

"Temos o prazer de expandir nossos Relatórios de Podcast para a América Latina", declarou Benjamin Masse, diretor-gerente de Desenvolvimento de Mercado e Estratégia da Triton Digital. "Como o consumo de podcast continua aumentando na região, os relatórios fornecerão informações valiosas que permitirão que os anunciantes alcancem seus públicos-alvo de maneira significativa e envolvente", completa o gestor.
 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22726-tendencias-podcasts-da-cbn-e-da-jovem-pan-estao-entre-os-mais-consumidos-da-america-latina-na-plataforma-da-triton-digital