Segunda-Feira, 03 de Fevereiro de 2020 @ 13:29

Extra: Encerramento da Rádio Globo no dial AM de São Paulo é publicado hoje no Diário Oficial da União

São Paulo - Portaria publicada pelo ministro Marcos Pontes indica extinção das operações da 1100 AM na capital paulista. Estação é a única AM ainda controlada pelo Sistema Globo de Rádio

Publicidade

Foi publicada na edição desta segunda-feira (3) a portaria que define o desligamento da atual Rádio Globo AM 1100 de São Paulo. Assinada pelo ministro Marcos Pontes (do MCTIC), o documento publicado no Diário Oficial da União extingue a concessão por parte do Sistema Globo de Rádio, que poderá desligar a estação a qualquer momento. O grupo já havia realizado o desligamento de suas outras AMs em 2018. A programação da Rádio Globo segue ativa em São Paulo através da sintonia 94.1 FM, esta que desde 2017 já atuava de forma simultânea com a 1100 AM.

adstexto

A portaria publicada nesta terça-feira torna extinta a estação AM 1100 de São Paulo e também extingue todos os efeitos a partir de 1º de novembro de 2019. O canal foi concedido originalmente à Rádio Excelsior S.A, por meio do Decreto 253 de julho de 1935. A frequência foi transferida para a Rádio Globo em maio de 1978 para transmissão em Ondas Médias em caráter nacional. 

Além disso, a portaria também traz a informação da revogação da renovação da outorga da emissora, que foi realizada em outubro do ano passado. A portaria já está em vigência, já que sua validade ocorre a partir de sua publicação, ocorrida na manhã desta segunda-feira.

Segundo informações apuradas pelo tudoradio.com, o encerramento da transmissão da 1100 AM da Rádio Globo em São Paulo deverá ser efetivada no dia 10 de fevereiro, ou seja, na próxima segunda-feira.


Publicação da Portaria na edição de hoje (3) no Diário Oficial da União, página 16

A portaria atende a um pedido feito pelo concessionário da estação.

Desligamento das AMs do Sistema Globo de Rádio

O primeiro movimento do Sistema Globo de Rádio para encerrar suas operações na faixa AM ocorreu em 2018. O desligamento das estações ocorreu no dia 3 de setembro daquele ano, quando o mercado brasileiro acompanhou a interrupção das operações das rádios CBN AM 780 de São Paulo, Rádio Globo AM 1220 do Rio de Janeiro, CBN AM 860 do Rio de Janeiro e CBN AM 1150 de Belo Horizonte.

De lá pra cá, o Sistema Globo de Rádio manteve as rádios CBN e Rádio Globo ativa em FM nesses mercados, além de continuar operando com a 1100 AM de São Paulo, remanescente entre as estações AMs do grupo. 

Hoje (3) a publicação no Diário Oficial da União marca o encerramento de mais uma emissora tradicional do AM brasileiro, que é a Rádio Globo de São Paulo. Até pouco tempo atrás, a estação foi uma das maiores audiências do rádio paulistano, quando disputava a preferência do público com a sua principal concorrente popular, a Rádio Capital AM 1040.

Veja também:
> Diário Oficial da União publica extinção dos canais AM que pertenciam ao Sistema Globo de Rádio 
> Fora do ar: AMs do Sistema Globo de Rádio deixam o dial em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte 

Na época, a devolução das emissoras AMs chegou a ser criticada publicamente por radiodifusores de São Paulo.

Retorno de uma AM em São Paulo

Dessas emissoras desligadas e devolvidas pela Globo à União, a frequência 780 AM da capital paulista voltou a ser utilizada. Recentemente a Rádio América (ligada à Rede Canção Nova) passou a fazer uso do canal, conforme noticiado em novembro pelo tudoradio.com

Migração para a faixa FM

Há a expectativa para este ano da migração das AMs de São Paulo para o FM. As estações migrantes serão acomodadas na faixa estendida (FMe), canalização esta que foi divulgada pelo MCTIC no segundo semestre de 2019

Com a devolução dos canais, o Sistema Globo de Rádio não participará do processo.

Trajetória da 1100 AM

A Rádio Globo AM 1100 entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.

Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.

Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.

Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.

Já em 23 de junho de 2017 a 1100 AM passou a contar com a operação simultânea da 94.1 FM de São Paulo. Na época o Sistema Globo de Rádio havia feito uma mudança significativa do posicionamento da Rádio Globo no mercado nacional. 

Recentemente, em 15 de julho do ano passado, após dois anos atuando com uma linguagem mais adulta e no formato de "rádio mosaico", a Rádio Globo retomou ao formato popular, porém com um perfil mais musical e com uma linguagem que se aproxima mais do formato FM. 

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22958-extra-encerramento-da-radio-globo-no-dial-am-de-sao-paulo-e-publicado-hoje-no-diario-oficial-da-uniao