Terça-Feira, 04 de Fevereiro de 2020 @ 15:12

Tendências | Levantamento aponta crescimento de audiência online em Portugal

São Paulo – Estudo Bareme Rádio mostra que quase 2 milhões de portugueses afirmam ter hábito de ouvir Rádio pela internet

Publicidade

O estudo Bareme Rádio, realizado pela empresa Marktest, mostrou que quase 2 milhões de portugueses tem o hábito de ouvir Rádio pela internet. De acordo com o resultado do estudo relativo a 2019, foram um milhão e 938 mil o número de residentes no país que dizem ter ouvido rádio online, número que representa 22.6% do universo em análise. 

adstexto

O levantamento levou em conta pessoas com idade acima dos 15 anos. Esses valores aumentam significativamente nas faixas etárias mais jovens, com os portugueses entre os 25 e os 34 anos a apresentarem a percentagem mais elevada, com 39,3% a afirmarem ter o hábito de ouvir rádio online. Por outro lado, os números começam a cair acentuadamente com conforme a idade aumenta para um mínimo de 3,7% junto dos indivíduos com mais de 64 anos.

Ainda segundo o estudo da Marktest, as classes sociais também apresentam um comportamento desigual, com um máximo de 38,8% entre os indivíduos da classe alta para um mínimo de 8,8% entre os indivíduos da classe baixa. Entre os gêneros, este hábito é mais equilibrado, sendo 23,9% entre os homens e 21,5% entre as mulheres.

Em outro estudo divulgado em janeiro do ano passado, foi apontado que o rádio automotivo era predominante na preferência dos portugueses. Segundo o levantamento da época, 72,4% dos ouvintes preferiam ouvir rádio em seus carros. Esse número corresponde a 6,2 milhões de pessoas, segundo a Marktest.

Veja também:
> Em reestruturação, iHeartMedia troca DJs por inteligência artificial em rádios do grupo nos Estados Unidos
> Estudo feito nos Estados Unidos aponta que é o rádio que gera resultados digitais e ajuda na busca de novos clientes
Possível mudança de hábitos alerta sobre riscos de campanhas apenas no digital
Rádio tenta acelerar mudança para medição com base em impressões, mas pondera desvantagens

Com informações do site Meios e Publicidade

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/22966-tendencias-levantamento-aponta-crescimento-de-audiencia-online-em-portugal