Terça-Feira, 11 de Fevereiro de 2020 @ 10:49

Panorama: 98 FM reassume a liderança geral. Ouro Verde FM chega ao top 3 e Mundo Livre FM dispara em Curitiba

Curitiba - Massa FM permanece na vice-liderança geral e concorrendo diretamente com a 98 FM. BandNews FM avança em audiência

Publicidade

O mercado de Curitiba está movimentado com muitas novidades após a atualização de mais uma pesquisa regular realizada pelo Kantar Ibope Media. Segundo a medição trimestral, o FM curitibano viu uma melhora no índice de ouvintes no meio, com um avanço superior a 2% na média de ouvintes por minuto em filtros gerais. E foram observadas novidades no top 3 e também no top 10. Siga (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais, trimestre novembro de 2019 a janeiro de 2020):

adstexto

Novidade no top 3

A 98 FM 98.9 (popular/hits) reassumiu a liderança geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes, isso devido a um forte avanço visto na média de audiência da emissora. 

Isso reposiciona a 98 FM na primeira colocação após ter pedido a posição na pesquisa anterior para a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo). Ou seja, segue a alternância em Curitiba entre as duas FMs, mas agora com um teto de audiência mais elevado no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais.

Também é novidade a chegada da Ouro Verde FM 105.5 (adulto-contemporâneo) à terceira colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A posição é inédita e foi possível após um novo avanço consistente na média da FM. 

A 105.5 FM já vinha de alta na medição passada, quando pulou para quarto geral, também no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Ouro Verde FM foi a emissora de maior evolução percentual entre as seis primeiras colocadas/

Na sequência, também relativamente próxima do top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o ranking nesse filtro conta com a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), emissora que apresentou uma alta consistente em sua média de audiência, superando assim a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) nesse período.

Mais avanços

O maior avanço da pesquisa foi visto na média da Mundo Livre FM 93.9 (alternativo/rock), com um avanço superior a 20% no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio, que completou 12 anos nesta segunda-feira (10), cravou a sua melhor marca de audiência, alcançando a sétima colocação geral. A Mundo Livre FM se aproximou da sexta colocada geral (Clube FM 101.5, popular) em filtros importantes da pesquisa.

Outra emissora que avançou foi a BandNews FM 96.3 (jornalismo), rádio que segue posicionada em nono geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e diminuiu a distância que a separa da Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel, rádio que passa a ficar em oitavo).

Praticamente estável, a Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-contemporâneo-esportes) fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Massa FM avança e reassume a liderança. Ouro Verde FM ganha posição no top 5 de Curitiba

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23002-panorama-98-fm-reassume-a-lideranca-geral-ouro-verde-fm-chega-ao-top-3-e-mundo-livre-fm-dispara-em-curitiba