Quinta-Feira, 13 de Fevereiro de 2020 @ 07:31

Em comemoração ao Dia Mundial do Rádio, EGTA divulga a campanha "Mais caixas de som do que telas"

São Paulo - Material conta com estatísticas de áudio, mostrando como esse formato de mídia está em alta em todo o planeta

Publicidade

Segundo uma publicação do RAIN News, a  organização comercial europeia EGTA, entidade que presta serviços a anunciantes de rádio e televisão, está promovendo o Dia Mundial da Rádio (comemorado hoje, 13 de fevereiro) com materiais que mostram a força do áudio em diferentes plataformas. Para fortalecer esse posicionamento, a EGTA declarou 2020 como "The Year of Sonic", lembrou da grande oferta de positivos que embarcam o áudio em suas operações, além de apresentar estatísticas importantes. Acompanhe:

adstexto

A campanha tem o tema "Mais caixas de som do que telas", conta com números de estudos realizados pela EGTA através da Radio Focus, além de dados da Edison Research e o IFPI. E os pontos chaves colaboram com publicações já realizadas recentemente sobre a força do áudio em todo o planeta, como já previa a Kantar e também publicações de jornais dos Estados Unidos.

Recomendamos:
> Com áudio em alta, Kantar prevê o rádio como uma das apostas de mídia para 2020
> Possível mudança de hábitos alerta sobre riscos de campanhas apenas no digital

A EGTA lembra na campanha que o áudio ampliou a sua presença na sociedade, conforme foi embarcado nos mais diversos dispositivos. Em um dos slides da apresentação, a organização destaca que um Apple Watch conta com um player de áudio (que inclusive controla streaming de rádio). Na lista está o próprio receptor de rádio, as smart speakers (caixas de som inteligentes), tablets, o smartphone, fones de ouvido sem fio, videogames e até uma escova de dente inteligente (veja a imagem a seguir). 

É com esses exemplos que a EGTA indica que existem mais dispositivos para conteúdo em áudio do que para mídia em telas.

Neste material a favor do áudio, que conta com o rádio como um dos pilares de sustentação dessa força, é possível considerar os seguintes pontos como os principais:

64% das pessoas no mundo inteiro utilizaram streaming de áudio no mês passado

O rádio terrestre (AM, FM e nas bandas digitais) tem um alcance diário superior a 70% na Europa e corresponde com mais de 90% dos investimentos com publicidade em áudio

Os ouvintes de podcast passam mais de cinco horas e meia ouvindo áudio todos os dias

Campanhas publicitárias são fortalecidas quando há a execução de um jingle ou elemento sonoro em sua estratégia de divulgação

A publicação da RAIN News ainda destaca que o tema principal da campanha é a marca sonora, "essas pequenas assinaturas de áudio que penetram nos ouvidos dos consumidores e identificam poderosamente uma marca", destaca a matéria do portal norte-americano.

Veja também:
> Áudio é a melhor maneira para que os anunciantes alcancem um público que está em movimento

"A marca sônica fornece uma identidade de marca no mundo do áudio, assim como um logotipo no mundo visual", afirma a EGTA.

Clique aqui para ter acesso ao arquivo em PDF da campanha da EGTA. 

Vale conferir:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

Com informações da EGTA e do RAIN News. Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23014-em-comemoracao-ao-dia-mundial-do-radio-egta-divulga-a-campanha-mais-caixas-de-som-do-que-telas