Segunda-Feira, 02 de Março de 2020 @ 07:32

NAB Show 2020 | Streaming Experience e NPIRE são algumas das novidades do NAB Show para este ano

São Paulo - Players de streaming dividirão um espaço para promover experiências com o público presente. Já o NSPIRE reunirá nomes e práticas de geradores de conteúdo no digital

Publicidade

O NAB Show 2020, um dos maiores eventos de tecnologia e comunicação do planeta, contará com algumas novidades interessantes para a edição deste ano. Uma delas é o espaço chamado de Streaming Experience, onde os principais players do mercado ocuparão o mesmo espaço no Las Vegas Convention Center (onde é realizada a feira e o congresso da NAB). Temas como podcasts, inteligência artificial e uma programação de troca de experiências para geração de conteúdo digital também estão entre os destaques.

adstexto

No mundo de um conteúdo cada vez mais multiplataforma devido a evolução do ambiente digital, o NAB Show 2020 contará com o NSPIRE. O espaço promoverá um encontro entre criadores, tecnólogos e  desenvolvedores de conteúdo, "possibilitando e evoluindo a arte de contar histórias em plataformas sociais - oferecendo um encontro diversificado de profissionais em setores-chave da mídia e entretenimento, todos focados em alavancar relacionamentos e criatividade coletiva, para levar suas histórias. conceitos para o próximo nível", segundo a NAB.

Com programação marcada para os dias 19 e 20 de abril (salas de reuniões do North Hall), a chamada da programação indica que o NSPIRE é uma conferência de dois dias para criadores de mídia social, streamers, editores digitais, influenciadores e equipes criativas. Também provoca os interessados dizendo "faça as conexões que podem mudar seu conteúdo, seus negócios, sua carreira…".

O NSPIRE deve abordar temas desde a criação de conteúdo, equipamentos e também os melhores formatos de monetização digital.

The Streaming Experience

Mais voltado à área de streaming em vídeo, o espaço reunirá todos os grandes players mundiais que estão em guerra no mercado. O espaço terá experiências de qualidade de vídeo, estratégias de agrupamento de conteúdo, entrega técnica do conteúdo, formatos de anúncios digitais, entre outros pontos de interesse.

A lista de expositores é extensa: Amazon, Apple, Roku, Xbox, PlayStation, LG, TCL e Samsung - todos apresentando dezenas de aplicativos de streaming, incluindo: Disney +, Apple TV +, Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, CBS All Access, YouTube TV, AT&T TV, Sling TV, ESPN +, HBO Now, Showtime, Epix, Discovery, Fubo TV, Acorn TV, IMDb TV, Tubi, WWE, MLB.TV, NHL.TV, NBA TV, MLS, DAZN, FOX Sports, NBC Sports, The Roku Channel e muitos outros. 

Segundo a NAB, novos serviços da HBO Max, Peacock e Quibi também serão exibidos, dependendo das datas de lançamento.

Com um modelo de conteúdo multiplataforma digital, muitos dos pontos apresentados pelo mercado de vídeo podem interessar diretamente as equipes criativas das emissoras de rádio. E essa experiência acontece no North Hall, CL3 (durante todos os dias do NAB Show 2020).

Podcast e o Rádio

Assim como na edição passada do NAB Show, o podcast continuará como um dos temas centrais dentro do guarda-chuva do áudio. Na segunda-feira (20), às 16h05, será feita uma apresentação com a Edison Research e a NPR, onde ambas mergulham na experiência de disponibilizar programas de transmissão como podcasts, movendo podcasts para as ondas de rádio e as práticas recomendadas para cada um.

Pontos relevantes como a diferença entre os dois públicos (rádio e podcast), quais são as expectativas do público para cada modelo e como elas podem ser atendidas com o mesmo conteúdo (ou algo muito parecido), se o público-alvo da transmissão ao vivo migra para os podcasts, se um ouvinte de podcast pode migrar para um programa transmitido ao vivo no ar, entre outros pontos de interesse das emissoras de rádio.

O painel será na sala N257 e contará com as explanações de Susan Lealand (diretora de pesquisa associado - NPR) e de Larry Rosin (presidente da Edison Research).

No mesmo dia também haverá o painel "Informações estratégicas de transmissão / podcast para TV e Rádio", marcado para a mesma sala às 15h20 (antecedendo o painel com a NRP e a Edison Research). A discussão examinará o que as emissoras de rádio e TV estão fazendo para expandir e aproveitar a onda do podcast.

Inteligência artificial aplicada na distribuição e geração de mídia

Na terça-feira (31), às 09h00 (horário local), a inteligência artificial na produção de mídia estará em discussão, com Marcy Lefkovitz (vice-presidente de tecnologia e estratégia de fluxo de trabalho - Disney I ABC Television Group) como participante. O painel irá explorar várias novas aplicações de inteligência artificial para a produção e distribuição de conteúdo.

Recomendamos:
> Em reestruturação, iHeartMedia troca DJs por inteligência artificial em rádios do grupo nos Estados Unidos

Esse painel acontecerá na sala N260, tendo 1h20 de duração

Também na terça-feira, mas no palco principal (N7506), o NAB Show 2020 contará com o painel "Reimaginando a criação e entrega de mídia: código aberto, borda e inteligência artificial", agendado para às 13h00.

Com uma demonstração da Intel, o painel promoverá uma discussão sobre inovações de produtos e avanços no ecossistema que ajudam a superar os desafios da computação visual e a abrir novas oportunidades de mídia. Também abordará como softwares de códigos abertos e colaborações do setor estão auxiliando a resolver desafios técnicos de codificação e streaming de mídia.

O tudoradio.com vai acompanhar

Além da programação de maior destaque do NAB Show 2020, o tudoradio.com estará novamente em Las Vegas para também cobrir o Café da Manhã da Radiodifusão brasileira, realizado pela ABERT em parceria com a AERP, AESP, AGERT e AMIRT, este que foi remarcado para o 26º andar do Bally’s Hotel, no dia 21 de abril.

E a cobertura NAB Show 2020 do tudoradio.com já está em curso. Clique aqui e acompanhe tudo o que é veiculado pelo portal sobre a edição deste ano.

O NAB Show 2020 será realizado em Las Vegas, de 18 a 22 de abril.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23094-nab-show-2020-streaming-experience-e-npire-sao-algumas-das-novidades-do-nab-show-para-este-ano