Quinta-Feira, 30 de Abril de 2020 @ 13:04

Panorama: Com rádio em alta, Recife FM avança e lidera entre as populares. FMs religiosas seguem no topo de audiência no Recife

Recife - Líder geral, que não é assinante da medição, concentra 18% da audiência FM de rádio. NovaBrasil FM lidera no adulto e novata Ynterativa FM tem avanço de 60%

Publicidade

O mercado de rádio do Recife acompanhou com atenção a última atualização dos dados da audiência FM local. E a notícia foi positiva: houve um avanço no universo de ouvintes no rádio pernambucano na comparação com o último trimestre, tanto no total do meio rádio, como também no FM. Para a atual medição, a Kantar afirmou que houve uma "duplicação" dessas entrevistas "face to face" para que "seja preservada a granularidade de análises". E foram utilizados processos estatísticos para manter a proporção entre entrevistas realizadas "face to face" e online. Acompanhe este que é o primeiro trimestre cheio de 2019 (janeiro a março), no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

adstexto

Religiosas no topo e briga no popular

Os dois maiores volumes de audiência no FM pernambucano são de duas rádios de formatos religiosos (gospel/evangélicas). Destaque para a primeira colocada, que concentra mais de 18% do share no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está isolada no topo do ranking nos principais períodos. A líder não é assinante da medição, não tendo seu nome divulgado para o mercado. 

Tanto a primeira colocada, como a segunda no geral (a Maranata FM 103.9), contribuíram diretamente para a alta da audiência FM na comparação com a pesquisa anterior. As duas FMs estão isoladas em suas respectivas colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Quem também contou com um avanço significativo foi a Recife FM 97.5, emissora que lidera entre as rádios de formato popular/hits. Em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a emissora estava enfrentando uma forte concorrência da Clube FM 99.1 na medição passada (dez/19 à fev/20). Com o avanço, a Recife FM ultrapassa a marca de 10% de share neste período.

A Clube FM também variou de forma positiva na pesquisa no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e se mantém na disputa pela liderança no formato popular. E a Rádio Jornal FM 90.3, líder no formato jornalismo/esportes, completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros períodos gerais.

Mais destaques

Há algum tempo, a NovaBrasil FM 94.3 tem se destacado no Recife por manter a liderança no formato adulto-contemporâneo e também por estar posicionada na sexta colocação geral em períodos importantes como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Na comparação com a média história da FM, a NovaBrasil tem obtido índices expressivos nas medições mais recentes.

Outra emissora que também se destacou foi a Jovem Pan FM 95.9, líder no formato jovem/pop local. A rádio ampliou a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior, fato que a reposicionou na sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Evangélica FM 100.7 (religiosa/gospel) e Rede Brasil FM 93.3, emissoras de formato religioso/gospel), aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Music FM 88.7 (adulto-contemporâneo, que está em décimo geral no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e CBN FM 105.7 (jornalismo/esportes, aparece logo na sequência) também apresentaram variações positivas expressivas em suas médias na comparação com o trimestre passado.

Outra emissora que vem chamando a atenção do mercado pernambucano é a novata Ynterativa FM 102.1, de formato popular/hits. Inaugurada em dezembro e apresentada oficialmente em janeiro, a rádio variou cerca de 60% entre a medição atual e na comparação com a pesquisa passada. Em apenas 120 dias, a rádio foi para a 14ª colocação em períodos comerciais, com um volume já próximo do top 10 no 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A partir de abril…

Há uma dúvida no mercado de como a ausência das entrevistas "face to face" vão impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

A pandemia do novo coronavírus já impede desde o dia 20 de março que os pesquisadores saiam as ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base. 

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação. 

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência no Grande Recife.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Recife: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23409-panorama-com-radio-em-alta-recife-fm-avanca-e-lidera-entre-as-populares-fms-religiosas-seguem-no-topo-de-audiencia-no-recife