Segunda-Feira, 11 de Maio de 2020 @ 07:31

Panorama: Super Rádio Tupi avança em audiência. Rádio Melodia e JB FM seguem com os maiores volumes no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - BandNews FM e Rádio Cidade FM também se destacam ao apresentar variações consistentes em suas médias de audiência

Publicidade

Na última quinta-feira (7) o mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. Havia uma apreensão por parte do mercado, já que atualmente existe a impossibilidade do Kantar Ibope Media colocar pesquisadores nas ruas, além de possíveis mudanças nos hábitos da população devido à pandemia do novo coronavírus.

No geral, com menos deslocamentos no Rio de Janeiro, o mercado variou de forma negativa no universo de ouvintes, porém segue com um volume elevado no geral. Confira o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2020).

adstexto

Novidade no top 3

A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) foi um dos principais destaques da atual medição no Rio de Janeiro. O motivo foi o avanço de audiência apresentado pela emissora na comparação com a pesquisa anterior. O fato posicionou a Super Rádio Tupi na terceira colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e cravou números expressivos em filtros comerciais (06h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

O que não muda no Rio de Janeiro são as duas primeiras colocações. A Rádio Melodia FM 97.5 está praticamente estável no topo do ranking nos principais períodos da medição, liderando na audiência geral. A emissora é seguida pela JB FM 99.9, líder no adulto-contemporâneo e vice-líder geral nos principais períodos da pesquisa.

A FM O Dia FM 100.5, líder em alcance (15, 30 e máximo, com mais de 2.5 milhões de ouvintes diferentes) no Rio de Janeiro, aparece na sequência, ainda próxima do top 3 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 93 FM 93.3, isolada em quinto geral, completa o top 5 no Rio de Janeiro.

Mais destaques

O mercado do Rio também observou avanços consistentes nas médias de audiências de rádios como BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes, oitavo geral em períodos como o 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e Rádio Cidade FM 102.9 (adulto/rock, que aparece na sequência). O avanço da Cidade reposicionou a emissora como nono maior volume de audiência em 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Antes, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) manteve a sexta colocação geral em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em filtros comerciais, sendo seguida pela Rádio Mix FM 102.1 (líder no jovem/pop no Rio).

O top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado por uma FM de formato religioso/católica (que variou de forma positiva na pesquisa) e é seguida de muito perto pela Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo, que avança para o top 10 em filtros comerciais).

Também foi observado um avanço mais significativo no índice da SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), agora um pouco mais próxima do top 10.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Rádio Melodia e JBFM voltam a ficar mais próximas no topo do ranking FM do Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23454-panorama-super-radio-tupi-avanca-em-audiencia-radio-melodia-e-jb-fm-seguem-com-os-maiores-volumes-no-rio-de-janeiro