Quinta-Feira, 14 de Maio de 2020 @ 13:04

Panorama: Massa FM retoma a liderança em Curitiba e é seguida pela 98 FM. Caiobá FM volta ao top 3

Curitiba - BandNews FM amplia novamente seu volume de audiência e ganha posição em períodos gerais

Publicidade

Nesta segunda-feira (11) o mercado de rádio de Curitiba acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. Havia uma apreensão por parte do mercado, já que atualmente existe a impossibilidade do Kantar Ibope Media colocar pesquisadores nas ruas, além de possíveis mudanças nos hábitos da população devido à pandemia do novo coronavírus.

adstexto

Talvez pela mudança na rotina dos curitibanos, o mercado de rádio viu uma oscilação negativa no universo de ouvintes concentrados nos principais períodos de audiência, o que afetou a configuração de algumas posições em filtros gerais. Confira o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2020).

Mudanças no top 3

A Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) retomou a liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). Foram três resultados consecutivos na vice-liderança, mas a disputa pelo primeiro lugar da audiência está acirrada desde o segundo semestre de 2019, quando a Massa FM também alcançou essa colocação de destaque.

Outro destaque no top 3 foi visto no índice da Caiobá FM 102.3 (popular/hits). A emissora não acompanhou a tendência negativa do meio e conseguiu variar de forma positiva no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a reposicionou na terceira colocação e viu diminuir a distância que a separa das duas primeiras colocadas, devido a movimentação atual do mercado.

A 98 FM 98.9 (popular/hits), rádio que passou os últimos três resultados na liderança, segue muito próxima da Massa FM em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mantendo assim acirrada a disputa pela liderança geral.

Mais destaques

A Ouro Verde FM 105.5 segue sozinha na liderança de audiência no formato adulto-contemporâneo e continua posicionada de forma muito próxima do top 3, situação observada em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também em períodos comerciais (de segunda à sexta-feira).

Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/pop) e Clube FM 101.5 (popular/hits) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e em outros filtros importantes, agora mais próximas devido a movimentação do meio curitibano.

A BandNews FM 96.3 (jornalismo) foi um dos destaques da atual pesquisa. A rádio manteve o crescimento que já era observado em seus números, passando assim para a sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Em filtros comerciais, a BandNews FM está muito próxima do top 5.

A Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock) aparece em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também próxima do pelotão posicionado próximo do top 5 em períodos comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Gospel FM 89.3 (líder no religioso/gospel) e Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-contemporâneo) completam o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E, em evolução, a Rádio T FM 104.9 (popular/hits) aparece como FM mais próxima do top 10 nesse e em outros períodos gerais da pesquisa.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: 98 FM se mantém como líder geral em Curitiba. Ouro Verde FM segue no top 3 e BandNews FM avança

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 21 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23478-panorama-massa-fm-retoma-a-lideranca-em-curitiba-e-e-seguida-pela-98-fm-caioba-fm-volta-ao-top-3