Sexta-Feira, 29 de Maio de 2020 @ 07:31

Panorama: Alcance do rádio avança em São Paulo. Sobe para 18 o número de FMs com mais de 1 milhão de ouvintes cada

São Paulo - Meio reage novamente em seu alcance entre a população. Band FM, Jovem Pan FM e Alpha FM seguem com valores acima de 2 milhões cada

Publicidade

O rádio está alcançando mais pessoas em São Paulo, mesmo com as mudanças de hábitos devido ao isolamento social em tempos de pandemia do coronavírus. A última medição realizada pelo Kantar Ibope Media (válida pelo trimestre fevereiro a abril de 2020) apontou que a maioria das estações medidas ampliaram os seus alcances absolutos. O tudoradio.com tem analisado os alcances 30 e 90 dias do filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre janeiro a março de 2020). Acompanhe alguns dos destaques:

adstexto

Entre 2019 e 2020, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), cerca de 17 estações contavam com mais de 1 milhão de ouvintes alcançados em 30 e 90 dias na Grande São Paulo. Esse número oscilou para 16 estações e agora se consolidou em 18 rádios. Os valores são expressivos e mostram a grande penetração que o meio possuí em São Paulo.

Band FM 96.1 (popular/hits), Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop-jornalismo) e Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) seguem com os maiores valores, com cada uma acima de 2 milhões de pessoas alcançadas em 30 e 90 dias. As três FMs viram crescimentos em seus números na comparação com a pesquisa anterior.

Na sequência, a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (alternativa/rock) aparece cada vez mais próxima da marca de 2 milhões de pessoas alcançadas em 30 e 90 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparece logo na sequência, também com ampliação no número registrado.

São Paulo também viu avanços importantes nos valores registrados pelas rádios Gazeta FM 88.1 (popular/hits), Nativa FM 95.3 (popular), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo), Rádio Mix FM 106.3 (jovem/pop) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits). Sobre colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), novidade para o avanço da Mix.

Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits), 105 FM 105.1 (popular/esportes) e CBN FM 90.5 (jornalismo) aparecem logo na sequência em alcance no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Destaque para a CBN, que apresentou uma forte variação positiva em seus números e saltou no ranking geral.

A BandNews FM 96.9 (jornalismo), que se destacou na pesquisa passada ao romper ao superar a marca de 1 milhão em alcance na pesquisa anterior, segue evoluindo. A emissora é seguida pela Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-contemporâneo) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Por fim, q NovaBrasil FM 89.7 (adulto/nacional), assim como a CBN, superou a marca de 1 milhão de alcance em 30 e 90 dias na pesquisa atual, ampliando assim o numero de estações com valores superiores a essa marca expressiva em São Paulo. 

A Kiss FM 92.5 (adulto/rock), que também avançou, completa as 18 emissoras acima de 1 milhão de pessoas alcançadas em 30 e 90 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também:
> Panorama: Band FM segue sozinha na liderança de audiência em São Paulo. 89 e Alpha FM disputam posições. Nativa FM avança
> Panorama: Band FM amplia seu alcance em São Paulo. BandNews FM supera a marca de 1 milhão de pessoas impactadas
> Com volumes expressivos, dados de alcance comprovam a força do rádio no Brasil

Vale lembrar: covid-19 já está afetando a medição de audiência. Pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media vai orientar as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Recomendamos:
> Com meio em alta, Kantar Ibope Media detalha por região o comportamento da audiência de rádio durante a pandemia do coronavírus
> Consumo de rádio no Brasil avança no offline e no digital. Grande variação de conteúdo beneficia procura pelo meio

Alcance?

O alcance é o número de pessoas diferentes que ouviram uma determinada emissora por pelo menos 1 minuto, em um período de tempo definido. Na determinação do alcance não é levado em conta o tempo que cada indivíduo dedicou a emissora.

O dado é muito utilizado pelo mercado para medir a força de marca e a eficiência dos resultados de ações promocionais e de comunicação, também auxiliando diretamente na defesa comercial do meio rádio.

A partir de pedidos de profissionais de várias regiões brasileiras, o tudoradio.com acompanhará com mais frequência a evolução do alcance do rádio no Brasil, tendo como base o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), considerando o alcance 30 dias e também o máximo (90 dias).

Como ele expõe o impacto do meio rádio e de uma determinada marca na população, atualmente o alcance é lembrado como algo mais próximo dos valores utilizados por plataformas digitais, como números de visitantes únicos, alcances e engajamentos (que dificilmente consideram médias de audiência).

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23556-panorama-alcance-do-radio-avanca-em-sao-paulo-sobe-para-18-o-numero-de-fms-com-mais-de-1-milhao-de-ouvintes-cada