Segunda-Feira, 08 de Junho de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Canadá consome mais áudio digital do que os Estados Unidos. Rádio segue forte

São Paulo - Descobertas foram baseadas na mais recente pesquisa The Infinite Dial, realizada pela Edison Research e pela Triton Digital

Publicidade

Assim como nos Estados Unidos, o mercado do Canadá tem contato com o amplo relatório The Infinite Dial, este que mapeia os hábitos de consumo de mídia e possíveis tendências para o setor de comunicação. No mais recente levantamento feita Edison Research e pela Triton Digital, divulgado na semana passada, foi descoberto que o volume de consumo de áudio digital pelos canadenses é superior ao valor registrado pelo público nos EUA. Outro ponto é a manutenção da lealdade do público perante as marcas de rádio. Acompanhe:

adstexto

Duas descobertas chamaram a atenção: a primeira é o fato de que 70% dos canadenses afirmam que consumiram áudio online no mês passado, seja um podcast, música ou estação de rádio via streaming. O valor supera o índice registrado entre o público dos Estados Unidos, que é de 67%. Segundo a o portal Broadcast Dialogue, o Canadá também lidera em relação à Austrália, África do Sul e Alemanha.

Uma movimentação do mercado de telefonia canadense pode ter contribuído com a ampliação do consumo de áudio digital naquele país. Segundo Tom Webster, vice-presidente sênior da Edison Research, houve uma introdução de planos de dados ilimitados pelas três principais operadoras de celular do Canadá. "Havia uma demanda reprimida e agora vemos isso como pessoas menos ansiosas em usar seus planos de dados", afirma o executivo.

Recomendamos:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

No recorte temporal, o relatório indica que o streaming de áudio virou uma ação cotidiana para os canadenses, com 60% dizendo ter ouvido áudio digital na última semana, em comparação com 58% dos estadunidenses.


Consumo de áudio de rádio via internet no Canadá

Consumo de áudio cresce nas residências e a lealdade do ouvinte de rádio

O digital está ampliando o consumo de áudio nas residências canadenses, segundo o The Infinite Dial 2020. Stephanie Donovan, vice-presidente sênior de desenvolvimento de editores da Triton Digital Canadá, disse que as smart speakers (caixas de som com inteligência artificial) estão trazendo o áudio de volta para casa, incluindo o prolongamento do tempo com marcas de transmissão ou de rádio online.

O cenário é positivo para o rádio, já que o crescimento do áudio online está beneficiando o consumo do meio por parte dos canadenses. Segundo Stephanie, enquanto os hábitos estão mudando, a lealdade à marca permanece no rádio.

Ainda sobre o rádio, outro recorte mostra a resistência do meio: 69% dos canadenses pesquisados disseram que ouviram rádio AM / FM na última semana, com 21% dizendo que ouviram rádio AM / FM online no último mês, dados do The Infinite Dial 2020 Canadá.

Outro detalhe de liderança por parte do Canadá é relacionado às smart speakers. No mercado canadense, 26% do público possui o dispositivo, sendo um pouco acima de 24% dos entrevistados nos Estados Unidos. Em relação à medição anterior, o número desses dispositivos está estável no Canadá.

Liderança do rádio nos carros é maior no Canadá do que nos EUA

O rádio FM/AM é líder como fonte de áudio nos carros canadenses, com 57% do total de share segundo o Infinite Dial 2020. O volume é superior ao valor registrado nos Estados Unidos, que é de 50% para o rádio AM/FM. Porém, nos dois países, houve uma variação negativa na liderança, com a ampliação do consumo de plataformas on-line.

Há um  notável crescimento significativo do uso de plataformas on-line nos veículos nos dois países. O áudio on-line, que também é representado pelo streaming de rádio, já representa 4% dessa fatia no Canadá. E essa fatia é ainda mais considerável nos Estados Unidos, com 11%.

E a projeção é de crescimento, levando em consideração a maior facilidade do uso de dados de internet (conforme a liberação de pacotes ilimitados pelas operadoras canadenses) e o avanço de dispositivos multimídia on-line próprio dos automóveis, hoje presente em 23% dos carros canadenses (contra 18% na frota atual dos Estados Unidos).


Distribuição dos formatos de áudio nos veículos do Canadá e nos Estados Unidos

Veja também
> Relatório aponta ampla liderança do rádio nos carros e crescimento do áudio online nos Estados Unidos
> Estudo aponta que 68% da população dos Estados Unidos conta com pelo menos um receptor de rádio em casa

Podcast: consumo de conteúdo gerado por rádios é significativo

O The Infinite Dial 2020 constatou que 74% dos canadenses estão familiarizados com o termo podcast, com 24% ouvindo semanalmente. O público entre 35 e 54 anos constituem a maior parte (41%) dos consumidores mensais de podcast. Já os mais jovens, de 18 a 34 anos, representam 35% desses ouvintes.

O The Infinite Dial revelou que metade de todos os ouvintes de podcast canadenses dizem que ouvem podcasts produzidos por rádios públicas, como CBC e NPR.

Os smartphones lideram no consumo de podcast no Canadá, dispositivo utilizados por 74% dos entrevistados. E o local mais popular para ouvir um podcast é em casa (81%). Na sequência aparece o carro (40%) ou andando (34%), seguido pelo academia, transporte público ou trabalho.

E a pandemia?

Assim como o The Infinite Dial 2020 dos Estados Unidos, os dados relacionados ao Canadá antecedem o período de pandemia do novo coronavírus. Os dados apresentados na semana passada foram coletados no primeiro trimestre deste ano e não refletem as tendências atuais da mídia de consumo em quarentena.

Leia mais:
> Relatório do IAB aponta crescimento no consumo de mídia durante a covid-19 e aceleração do áudio digital
> Covid-19: Nielsen mostra que streaming está contribuindo com picos de acessos ao conteúdo de rádio
> Pesquisa aponta crescimento de até 40% no consumo de rádio nos Estados Unidos. Avanço é maior entre os mais jovens

Com informações do The Infinite Dial 2020 e do portal Broadcast Dialogue. Colaboração de David Duck

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23603-o-radio-hoje-canada-consome-mais-audio-digital-do-que-os-estados-unidos-radio-segue-forte