Quarta-Feira, 10 de Junho de 2020 @ 07:31

Panorama: Rádio avança em audiência no Rio de Janeiro. Rádio Melodia lidera, Super Rádio Tupi segue avançando e Rádio Mix FM dispara

Rio de Janeiro - JBFM mantém vice-liderança em períodos gerais. FM O Dia, 93 FM, BandNews FM e Rádio Cidade também ampliam seus índices de audiência

Publicidade

Na segunda-feira (8) o mercado de rádio carioca acompanhou mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, pesquisa que é feita de forma regular pelo Kantar Ibope Media. E a notícia é boa para o meio: o rádio ampliou o seu índice de audiência no Rio de Janeiro, com um volume de audiência que é superior aos números registrados desde o primeiro trimestre cheio de 2020, período pré-pandemia. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos old dias e locais/trimestre março a maio de 2020):

adstexto

Líderes puxam a alta do FM carioca

A maioria absoluta das FMs posicionadas no top 10 no Rio de Janeiro observaram avanços significativos em suas médias de audiência. Um dos maiores avanços da medição foi visto no índice da Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel), rádio que amplia sua liderança geral nos principais períodos da medição, ficando novamente acima dos 220 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo a JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) como FM mais próxima nesse período.

Outra emissora que evoluiu foi a Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes). A rádio já vinha de altas consecutivas nas medições anteriores, permanecendo assim na terceira colocação geral nos principais períodos da pesquisa. Com o avanço, a Tupi também pulou para a vice-liderança em filtros de segunda à sexta-feira, como o 06h-19h (FM+WEB), onde a FM registra uma média que supera os 250 mil ouvintes por minuto.

A FM O Dia FM 100.5 (popular/hits), rádio que lidera na pesquisa de alcance no Rio, voltou a registrar uma evolução em seu índice de audiência, ampliando assim a sua média de ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa. O mesmo ocorreu com a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel), emissora que registrou o segundo maior avanço entre as cinco primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A maior variação da pesquisa foi vista no índice da Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop). A rádio disparou em audiência nos principais períodos da pesquisa, fato que a reposicionou na sexta colocação geral no Rio de Janeiro e região metropolitana. Para se ter uma ideia do avanço da Mix, a variação no índice da rádio foi superior a 40% nos períodos 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Mais destaques no top 10

Na sequência, a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits) aparece em sétimo geral, seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo/esportes, rádio que já vinha de alta na medição anterior e manteve a tendência de elevação em seu índice na pesquisa atual).

O mercado carioca também viu avanços nos índices de emissoras como a Rádio Cidade FM 102.9 (adulta/rock), emissora que vem de evolução na pesquisa passada e registrou na medição atual um de seus maiores volumes de audiência desde o seu retorno ao dial, ocorrido no começo de 2019.

Também foi observado avanços nos índices das rádios Antena 1 FM 103.7 (adulto-contemporâneo, rádio que pula para o top 10 em períodos de segunda à sexta-feira), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes), NovaBrasil FM 89.5 (adulto/nacional), entre outras (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Acima de 200 mil ouvintes por minuto e maiores volumes de audiência do país

O rádio do Rio de Janeiro segue em destaque ao concentrar os maiores volumes de audiência do rádio do país. As quatro primeiras colocadas nos principais períodos da pesquisa fluminense (Rádio Melodia, JB FM, Super Rádio Tupi e FM O Dia) seguem com os maiores valores de ouvintes por minuto na comparação com FMs medidas em outros mercados importantes.

Essas mesmas quatro rádios também chamam a atenção por registrarem volumes de audiência que superam os 200 mil ouvintes por minuto em períodos comerciais, como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira).

No geral, o rádio do Rio de Janeiro tem um desempenho histórico positivo, com volumes atuais de audiência considerados elevados na maioria das estações medidas pela pesquisa Kantar Ibope Media.

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores.

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Super Rádio Tupi avança em audiência. Rádio Melodia e JB FM seguem com os maiores volumes no Rio de Janeiro

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 29 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Grande Rio.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23617-panorama-radio-avanca-em-audiencia-no-rio-de-janeiro-radio-melodia-lidera-super-radio-tupi-segue-avancando-e-radio-mix-fm-dispara