Quarta-Feira, 24 de Junho de 2020 @ 15:13

Panorama: Massa FM e 98 FM avançam em audiência e seguem disputando a liderança geral em Curitiba

Curitiba - BandNews FM mantém crescimento no FM curitibano e ganha posição em períodos gerais

Publicidade

Curitiba acompanhou no último dia 10 mais uma atualização dos dados de audiência local a partir da pesquisa que é realizada regularmente pelo Kantar Ibope Media. O universo de ouvintes do FM apresentou uma oscilação negativa nos principais períodos da medição, mas algumas rádios com volumes consideráveis de audiência registraram alta em seus números. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre março a maio de 2020):

adstexto

Isoladas no topo

Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) e 98 FM 98.9 (popular/hits) ignoraram a variação negativa do meio FM curitibano e elevaram suas médias de audiência. Isso ampliou a vantagem mantida pelas duas estações em relação às demais FMs medidas pela pesquisa. 

Com isso, a Massa FM manteve a liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição reconquistada na medição passada. E segue com a 98 FM como concorrente direta no topo do ranking de audiência.

Top 5 estável 

Sem mudanças significativas no top 5 na comparação com a pesquisa passada. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a Caiobá FM 102.3 (popular/hits) segue na terceira colocação geral, reconquistada na medição passada, sendo acompanhada de perto pela Ouro Verde FM Easy FM 105.5, emissora líder de audiência no formato adulto-contemporâneo.

A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop), rádio que lidera em seu formato, completa o top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale destacar que a FM foi uma das estações que ampliaram a sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.

Sequência

A BandNews FM 96.3 (jornalismo) segue em destaque no mercado curitibano. A emissora apresentou mais uma alta em seus números e já aparece mais próxima do top 5 em períodos comerciais (segunda à sexta-feira). No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a rádio também ganhou posição em relação à medição passada, ou seja, a BandNews FM aparece em sexto lugar geral.

Na sequência, no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Clube FM 101.5 (popular/hits), Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock) aparecem relativamente próximas nos principais períodos da pesquisa. Destaque para a Gospel que também variou de forma positiva na atual medição e lidera em seu formato de programação.

Curitiba também observou nova variação positiva no índice da Rádio T FM 104.9 (popular/hits), rádio que vai diminuindo a distância que a separa do top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A pesquisa sem "face to face"

Desde o dia 20 de março, a pesquisa não conta com entrevistas "face to face" e isso gerou dúvidas de como a situação vai impactar nos resultados. E como a Kantar Ibope Media segue orientando as emissoras na comparação com pesquisas (bancos) anteriores. 

Devido a pandemia do novo coronavírus, desde 1º de abril as pesquisas "face to face" foram substituídas via telefone e internet. O mesmo já ocorreu no banco de março desde o dia 20.

A pandemia do novo coronavírus impede que pesquisadores saiam às ruas para fazer as entrevistas, assim como já ocorre com pesquisas de outros institutos e/ou sobre outros temas analisados.

Veja também:
> Panorama: Massa FM retoma a liderança em Curitiba e é seguida pela 98 FM. Caiobá FM volta ao top 3

Importante: entenda o ranking…

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (todos os dias e locais) como base.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado.

Cerca de 22 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23692-panorama-massa-fm-e-98-fm-avancam-em-audiencia-e-seguem-disputando-a-lideranca-geral-em-curitiba