Sábado, 27 de Junho de 2020 @ 10:08

AIR lança manifesto para mais de 17 mil emissoras de Rádio e TV em defesa da radiodifusão

Brasília – Associação destaca o esforço dos veículos para dar voz às autoridades, realizar campanhas solidárias e de conscientização

Publicidade

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) enviou um manifesto para mais de 17 mil emissoras de Rádio e TV que são afiliadas à associação nas três Américas, em defesa da radiodifusão em todo o mundo. No documento, a associação destaca a importância do setor em tempos de emergência sanitária global, permitindo que a população acesse, de forma livre e gratuita, informação atualizada e entretenimento.

adstexto

Na nota, a AIR também ressaltou a importância da imprensa livre e a necessidade de entidades públicas e privadas ajudarem emissoras de rádio e televisão a atravessar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Também foi lembrado o esforço dos veículos para dar voz às autoridades, realizar campanhas solidárias e de conscientização, abrindo espaços de debate e disseminação de conhecimentos, atuando como "muros de contenção de informações falsas". 

Segundo a AIR, os altos níveis que veículos de radiodifusão vêm conquistando durante a pandemia de COVID-19 confirmam o valor que a audiência dá às emissoras de rádio e TV como auxiliares na administração da rotina. Outro ponto importante é que mencionado pela associação é que esse importante trabalho ocorre em período de menor investimento publicitário e, consequentemente, de menos recursos disponíveis no setor, o que coloca em risco diversos canais de comunicação de todo o mundo.

Associação propõe medidas para a radiodifusão

A AIR também propôs medidas para radiodifusão. A associação citou a ampliação de investimentos oficiais, o alívio da carga regulatória, a criação de linhas de crédito especiais para o setor, além de prazos mais largos para o pagamento de tarifas e tributos. A AIR reforça ainda que o apoio de empresas privadas relacionadas ao setor é imprescindível para o funcionamento, a existência e a continuidade dos meios de comunicação.

A AIR considera, ainda, fundamental para o funcionamento, a existência e a continuidade dos meios de comunicação, o apoio do setor privado vinculado à radiodifusão, como instituições financeiras, que possam conceder crédito com regras mais flexíveis, de anunciantes e agências, para investir no setor, e também de sociedades de gestão coletivas de direito, para rever tarifas e financiar pagamentos.

Com informações da SET e ABERT

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23711-air-lanca-manifesto-para-mais-de-17-mil-emissoras-de-radio-e-tv-em-defesa-da-radiodifusao