Quarta-Feira, 01 de Julho de 2020 @ 10:51

Tome nota: Julho começa com retorno da Stereo Vale FM, expectativa em Belo Horizonte, estreias em grades e redes em expansão

São Paulo - Consolidação de mudanças no dial FM de São Paulo também geram expectativa no mercado

Publicidade

Toda virada de mês tem gerado expectativas no mercado para mudanças nos dials de diferentes regiões do país, como se fosse um marco para novidades. Porém, boa parte das novidades acompanhadas pela redação e pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com ocorrem há cada nova semana. O mês de julho, por exemplo, começa com o retorno da Stereo Vale FM 103.9 à São José dos Campos (SP), saída da Feliz FM 96.5 em Belo Horizonte (MG), estreia da Nereu Ramos FM 88.7 em Blumenau (SC) e também prepara terreno para mudanças em São Paulo (SP), Salvador (BA), expansões de redes, novidades nas grades de várias emissoras, entre outras movimentações. Acompanhe:

adstexto

O retorno da Stereo Vale FM 103.9 ao dial FM de São José dos Campos é uma das novidades concretizadas na data de hoje (1º), logo mais às 12h00. Desde 20 de junho, a 103.9 FM está em expectativa para o retorno de uma marca que está entre as mais tradicionais do mercado brasileiro, quando deixou de operar como Band FM (popular/hits) e assumiu uma grade musical de formato jovem/pop. 

A Stereo Vale FM terá alguns nomes conhecidos do rádio nacional em sua nova fase. Waguinho Rocha assinará uma das vozes de vinhetas e chamadas da emissora, profissional que já passou pela rádio no início da carreira. Já Hamilton Vessi, o Banana, vai apresentar o programa Banana Show, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 20h00. E a equipe local terá nomes como Gilson Morais, Lino Pedrosa, Carlos França e Shirley Sousa.


Equipe local da Stereo Vale FM no dia da véspera da reestreia da emissora / Reprodução: Instagram

A mudança em São José dos Campos faz parte de uma nova estratégia do Grupo Bandeirantes no Vale do Paraíba, este que também deve apresentar novidades em outros mercados, inclusive na capital paulista. Já sobre as redes do grupo, aquelas lideradas pela Nativa FM 95.3 e Band FM 96.1 (ambas de São Paulo), devem continuar as expansões que já eram observadas até junho.

Outra mudança percebida nesta quarta-feira (1º) é o encerramento das operações da Feliz FM 96.5 em Belo Horizonte (MG), rádio de formato gospel que operou no canal desde maio de 2015. Com a saída, a 96.5 FM inicia uma fase de transição para a aguardada chegada da Clube FM 96.5, de formato popular/hits e ligada à Rede Clube FM Brasil (cuja cabeça de rede é a Clube FM 105.5 de Brasília). 

Com a novidade em 96.5 FM de Belo Horizonte, a estação volta a ser operada pelos Diários Associados. A futura Clube FM já conta com campanhas de expectativa em veículos ligados ao grupo, mas a data de estreia oficial não foi definida pela rede, informação que poderá ser confirmada nas próximas semanas. 

Ainda sobre a data de hoje, a Rede Play Hits (que está em forte expansão por diferentes regiões do país) inaugura sua segunda afiliada em território fluminense. A Ultra FM 91.7 de Maricá, rádio de formato popular/hits localizada entre o Grande Rio de Janeiro e a Região dos Lagos, inicia nesta quarta-feira a sua operação com a Play Hits, no formato de marca própria (quando a FM local mantém sua marca original). 

Por fim, a tradicional Rádio Nereu Ramos AM 760 inaugura em definitivo a sua operação em FM no Vale do Itajaí. A emissora já estava em testes na frequência 88.7 FM e é a primeira migrante AM-FM a operar a partir de Blumenau. A estreia oficial ocorre nesta quarta-feira (1º). 

Recomendamos:
> Portal tudoradio.com lança ferramentas para facilitar a navegação via celular. Novidades afetam redação e rádios ao vivo 

São Paulo

O mercado da capital paulista terá algumas novidades a partir deste mês, além da consolidação de mudanças recentes. Uma delas, que pegou o meio de surpresa, foi a presença da Rádio Relógio em 94.1 FM. A emissora, originada da Rádio Relógio AM 580 do Rio de Janeiro, é comandada pela Igreja Internacional da Graça de Deus, entidade que também mantém a Nossa Rádio FM 106.9 no dial paulistano. 

Há uma expectativa de como será definida a programação da 94.1 FM, assim como os próximos passos da 106.9 FM. Vale lembrar que a Igreja Internacional da Graça de Deus, de R.R.Soares, também conta com a Nossa Rádio AM 700.

Outra possível novidade é a chegada da Rádio Capital AM 1040 ao dial FM de São Paulo, planejamento já confirmado pela emissora. Porém a data de estreia e o canal ainda não foram definidos ou oficializados pela direção da estação.

Salvador (BA), Recife (PE) e Curitiba (PR)

Outra informação que deve ser acompanhada pelo mercado é a interrupção do vínculo entre a Rede Mix de Rádio e as emissoras que carregam a marca na Bahia. A atual Rádio Mix FM 89.3, inaugurada em março passado e voltada à Grande Salvador (parte com seu sinal de Candeias), deverá retomar a partir de amanhã (2) a operação local e de perfil popular chamada de Baiana FM 89.3. O mesmo deve acontecer com a 96.5 FM de Riachão do Jacuípe, no interior do estado.

Segundo o que apurou o tudoradio.com, a saída da Rádio Mix FM desses canais na Bahia ocorre de forma semelhante ao que aconteceu no Grande Recife: a rede ficou cerca de 3 meses no ar e foi observada uma impossibilidade de manutenção da marca nesses canais, por questões operacionais locais e também de cobertura de sinal.


Anuncio do retorno de uma das emissoras da Baiana FM feito através de uma rede social / Reprodução: Facebook

Sobre o Recife, a outra novidade acompanhada a partir de hoje é a nova grade de horários da equipe da Ynterativa FM 102.1 (popular/hits), estação que também deve ampliar o seu porte de sinal a partir deste mês de julho.


Assista acima a campanha da Ynterativa FM sobre a ampliação de sua cobertura de sinal

Já em Curitiba, a 91 FM 91.3 (de formato gospel) passa a contar com jornalismo diário em sua grade de programação. Hoje aconteceu a estreia do Jornal 91, que irá ao ar sempre das 06h00 às 07h00 (segunda à sexta-feira). Na equipe estão o experiente jornalista Flávio Krüger, do radialista Edemar Passos, além dos personagens Adamastor e Vó Dinda. 

Expansões de rede

Além de Belo Horizonte, a rede liderada pela Clube FM 105.5 de Brasília vai inaugurar a Clube FM 90.9 de Tucuruí, sendo a primeira afiliada da rede no estado do Pará. Antes, a inauguração estava prevista para o dia 29 de junho, mas o inicio das operações precisou ser transferido para o próximo dia 6. Segundo o que apurou o tudoradio.com, outras afiliadas devem ser anunciadas pela rede brasiliense.

A rede comandada pela Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, de formato adulto-contemporâneo, deverá ter duas estreias de afiliadas neste mês de julho. A primeira delas, já confirmada pela matriz, será a Antena 1 FM 103.9 de Alfenas (MG), emissora que tem o cantor Rogério Flausino como um de seus proprietários. A outra, ainda não oficializada pela rede, poderá ser a Antena 1 FM 97.9 Alta Paulista, voltada à região de Adamantina (SP). 

Já a rede liderada pela Massa FM 92.9 de São Paulo deve contar com uma forte expansão neste mês: no próximo dia 8 é aguardado o inicio das operações da Massa FM 99.9 de Campo Mourão (PR). Outras emissoras devem ser confirmadas nas próximas horas, rede que também já conta com estreias programadas para agosto. 

Redes como Band FM, Jovem Pan FM, Rádio Mix FM, Nativa FM, Play Hits, entre outras, que já vinham de estreias até junho, devem anunciar as próximas etapas de suas expansões.

Confira estas e outras mudanças nos dials brasileiros através do Mapa da Atualização do tudoradio.com

Veja aqui a atual configuração das emissoras em FM e AM, além de ouvi-las via internet

Saiba também o que aconteceu no rádio brasileiro em junho. Siga aqui o Mapa do mês passado.

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23729-tome-nota-julho-comeca-com-retorno-da-stereo-vale-fm-expectativa-em-belo-horizonte-estreias-em-grades-e-redes-em-expansao