Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 @ 17:01

Rádio Agulhas Negras encerra suas operações no dial AM do Sul Fluminense

Resende - Emissora estava no ar desde 1950 e, até o momento, não concluiu seu processo de migração AM-FM

Publicidade

A Rádio Agulhas Negras AM 640 de Resende encerrou suas atividades na última quarta-feira (1). Considerada uma das mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro, a emissora chegou a iniciar o processo de migração AM-FM, mas encontrou algumas dificuldades em meio as etapas, segundo reportagem do Jornal Ponto. Havia uma expectativa sobre a possibilidade de a estação reaparecer em FM, já que o canal 99.7 FM (de classe A1) foi originalmente destinado ao processo de migração AM-FM na cidade.

adstexto

No ar desde 29 de setembro de 1950, a Rádio Agulhas Negras era uma das mais tradicionais emissoras de rádio do estado do Rio de Janeiro, sendo por muitos anos o principal veículo de comunicação da região que leva o nome da emissora e compreende os municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real. A informação sobre o encerramento de suas operações foi confirmada pelo seu responsável técnico, Luiz Fernando Silva.

Em relação a migração AM-FM, Luiz Fernando afirma que a rádio Agulhas Negras chegou a iniciar o processo mas, devido ao que consta na lei 4117 que regulamenta os serviços de telecomunicações no país, um mesmo sócio não pode participar de duas entidades prestadoras do mesmo tipo de serviço na mesma localidade (neste caso, já existe a Rádio Real FM): 'No nosso caso são duas empresas diferentes, cada um com seu CNPJ. Se fosse um CNPJ com duas outorgas, dessa forma a lei autoriza a migração.' Explicou, completando que uma sucessão de fatos somados acabou contribuindo para o encerramento das operações da emissora: 'Desde 2015 a empresa vem tentando resolver a questão da migração sem sucesso. Soma-se a isso, o fato de a tecnologia de transmissão em ondas médias ser totalmente ultrapassada, além do pouco interesse comercial em anunciar em AM, evidenciado com o declínio vertical do faturamento por conta da pandemia do novo coronavírus'. Finalizou.

O radialista Reginaldo Junior, que fez parte do time de profissionais da emissora, se manifestou nas redes sociais sobre o fechamento da estação: 'Agradeço a Deus por ter feito parte dessa história durante 3 anos, desejo boa sorte aos amigos que ainda trabalhavam na emissora.'

Com informações do portal Jornal Ponto

Teste
Redação tudoradio.com O material publicado nesta página é assinado por toda a redação do tudoradio.com, representando a apuração realizada por toda a equipe e/ou um editorial de assinatura do portal.
https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23769-radio-agulhas-negras-encerra-suas-operacoes-no-dial-am-do-sul-fluminense