Sexta-Feira, 17 de Julho de 2020 @ 15:23

Morte de José Paulo de Andrade repercute no Rádio e redes sociais. Associações de radiodifusão também se manifestaram

São Paulo – Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Jovem Pan News e CBN prestaram homenagem ao jornalista. Profissionais também lamentaram a morte de José Paulo de Andrade

Publicidade

A morte do jornalista José Paulo de Andrade repercutiu em outras emissoras de rádio da capital paulista. Rádios como a CBN FM 90.5 e Jovem Pan News AM 620 de São Paulo informaram o falecimento do jornalista, que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (17). As emissoras jornalísticas do Band Rádios também dedicaram boa parte da programação em homenagem a José Paulo de Andrade. A Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 e BandNews FM 96.9 de São Paulo estão com suas programações voltadas exclusivamente a homenagens ao seu profissional. Associações de radiodifusão e autoridades políticas e judiciárias também lamentaram a morte.

adstexto

Logo após o anúncio do falecimento de José Paulo de Andrade na Rádio Bandeirantes na manhã desta sexta-feira, houve grande comoção em várias emissoras de rádio e nas redes sociais. A morte de José Paulo de Andrade foi destacada na programação da Jovem Pan News. A emissora também manteve por boa parte do dia a notícia e uma homenagem ao jornalista em seu site. Na matéria também foi publicada a nota de falecimento do Grupo Bandeirantes. Profissionais como Mauro Beting, que trabalhou com José Paulo de Andrade na Rádio Bandeirantes, fez um depoimento emocionado, já que Andrade apresentou o Jornal Gente ao lado de seu pai, Joelmir Beting, e Salomão Ésper.

Outra rádio que também destacou a morte de José Paulo de Andrade foi a CBN. Muitas homenagens e demonstração de pêsames foram publicados nas redes sociais e durante a programação. O extretamente emocionado, o jornalista Milton Jung anunciou a morte de José Paulo de Andrade durante o Jornal da CBN de hoje. 

Depoimentos de profissionais

Durante todo o dia, a Rádio Bandeirantes entrevistou diversas personalidades que tiveram convivência com José Paulo de Andrade. Profissionais da própria emissora e de outras rádios deram seus depoimentos sobre o jornalista. 

Além disso, autoridades políticas e judiciárias também manifestaram condolências pela morte de José Paulo de Andrade. O governador do estado de São Paulo, João Doria, homenageou o radialista no Twitter. “Recebo com profundo pesar a notícia da morte de José Paulo de Andrade. Ele abrilhantou a história do rádio e do jornalismo. O País perdeu um brasileiro apaixonado e o jornalismo uma de suas principais vozes. Meus sentimentos aos familiares, amigos e ouvintes que o acompanhavam”, escreveu Doria na manhã desta sexta.

Além disso, o ex-presidente Lula também se manifestou sobre a morte do jornalista. Lula foi um dos últimos entrevistados por José Paulo de Andrade no programa Jornal Gente. 

O ministro do STF, Alexandre de Morais, também se manifestou pelo Twitter. “Meus sentimentos e solidariedade a família de José Paulo de Andrade. Um dos jornalistas mais preparados que conheci. Deixa um maravilhoso legado de honradez, trabalho, conhecimento e amor ao jornalismo”.

Outro ministro do STF que também se manifestou foi Gilmar Mendes. “Manifesto meus sentimentos à família e à @RBandeirantes pelo falecimento do radialista José Paulo de Andrade. Jurista de formação, dedicou os últimos 57 anos da sua trajetória a uma só emissora, exercendo o sacerdócio que é a comunicação”.

Notas de associações de radiodifusão

A ABERT e a AESP lamentaram em nota o falecimento de José Paulo de Andrade: 

NOTA DE PESAR DA ABERT

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) lamenta, com profundo pesar, a morte do jornalista e radialista José Paulo de Andrade, ocorrida nesta sexta-feira (17), em São Paulo (SP).

Ícone do radiojornalismo paulistano, Andrade se notabilizou na década de 1970, ao apresentar o programa “O Pulo do Gato”, na Rádio Bandeirantes.

Em sua longa trajetória de sucesso e seus 57 anos dedicados à emissora, atuou também como narrador esportivo e desempenhou diversas funções.

Dono de voz firme, com ampla experiência em temas políticos e econômicos, entusiasta do futebol, o jornalista será lembrado por seus pares pela generosidade e caráter.

A morte do comunicador deixa um vazio na comunicação e desperta a saudade de uma geração de jovens jornalistas que se inspiraram em seu legado.  

Neste momento de luto para a radiodifusão brasileira, a ABERT presta solidariedade aos familiares, companheiros da Rádio Bandeirantes, amigos e colegas de trabalho.

Paulo Tonet Camargo
Presidente

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

VEJA ABAIXO A NOTA DA AESP

A AESP Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, com profundo pesar lamenta a morte do radialista José Paulo de Andrade, uma das vozes marcantes do rádio brasileiro, estava na Rádio Bandeirantes há 57 anos.

Conhecido pelo programa O Pulo do Gato, na Rádio Bandeirantes, morreu nesta sexta-feira (17), aos 78 anos, em consequência da Covid-19.

Nascido em São Paulo, Zé Paulo, como era carinhosamente chamado, era casado e tinha dois filhos (e uma neta), começou a carreira em 1960, aos dezoito anos, como radioescuta do plantão esportivo da Rádio América de São Paulo.

Em 1963, ingressou na Rádio Bandeirantes para atuar como locutor esportivo, função que exerceu ao longo de 14 anos. Em 1969 esteve no campo do Maracanã reportando o jogo do Santos contra o Vasco, que culminou com o milésimo gol de Pelé. Passou pelo jornalismo como apresentador e comentarista. Também fez aparições em debates políticos na televisão e foi âncora de telejornais como Titulares da Notícia, Jornal de São Paulo, Rede Cidade, Band Cidade e Entrevista Coletiva. Ainda na Band, interpretou Don Diego/Zorro em As Aventuras do Zorro, em 1969.

O radialista foi sucessor de Vicente Leporace, morto em abril de 1978, no programa O Trabuco, que naquele mesmo ano foi substituído pelo Jornal Gente, permanecendo 35 anos no ar com ele, Salomão Ésper e Joelmir Beting. 

Em 1973, José Paulo de Andrade estreou no comando de O Pulo do Gato, considerado o mais importante trabalho de sua carreira e um dos programas de maior audiência do rádio brasileiro. A atração era apresentada ininterruptamente por ele desde então.

O jornalista foi eleito pela revista “Veja SP” em 2009, como uma das pessoas que são a cara da cidade. Mas ele era mais do que isso: com uma voz firme, excelente caráter, amplo conhecimento político-econômico, ótimo coração, Zé Paulo, são-paulino fanático, foi um dos maiores formadores de opinião do Brasil.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com o Grupo Bandeirantes, com seus familiares e amigos, enviando nossas condolências e registrando nosso agradecimento a este ícone do rádio e da televisão brasileiro, pela dedicação e trabalho exemplar.

Rodrigo Neves

Presidente 

São Paulo, Corinthians e Palmeiras também divulgam nota de pesar

O São Paulo Futebol Clube, time de coração de José Paulo de Andrade, emitiu uma nota de pesar pela morte do profissional que atuou na área de comunicação do clube:

"Com imenso pesar, o São Paulo FC lamenta a morte do são-paulino José Paulo de Andrade, ícone do jornalismo e do rádio, que liderou a comunicação do nosso clube na década de 90. Nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos do respeitadíssimo profissional".

Corinthians

"O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do jornalista e apresentador da Rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade. Uma das principais vozes do rádio brasileiro, 'Zé Paulo' também foi narrador esportivo, prestando inestimáveis serviços ao esporte nacional. O Corinthians deseja muita força aos familiares e amigos do jornalista, neste momento de luto e dor."

Sport Club Corinthians Paulista

Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras também prestou condolências em suas redes sociais: "É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do jornalista José Paulo de Andrade."

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23820-morte-de-jose-paulo-de-andrade-repercute-no-radio-e-redes-sociais-associacoes-de-radiodifusao-tambem-se-manifestaram