Quarta-Feira, 29 de Julho de 2020 @ 07:30

O Rádio Hoje | Com credibilidade e audiência em alta na Europa, rádio é o meio que melhor lida com a crise da covid-19

São Paulo - Dados sobre o rádio europeu foram apresentados por Ricardo Henrique, durante a edição desta terça-feira (28) do AESP Talks

Publicidade

O rádio é o meio que parece se sair melhor nesta crise imposta pelo novo coronavírus na Europa. A citação foi feita por Ricardo Henrique, profissional com grande experiência no setor e que hoje vive em Berlim (Alemanha). O radialista se baseou em estudos recentes realizados em vários países europeus, que mostram como o rádio tem se comportado durante a crise da covid-19, meio que vive alta na audiência e na credibilidade. Os dados foram citados por Ricardo Henrique durante a edição de ontem (28) do AESP Talks. Acompanhe:

adstexto

O radialista brasileiro chamou a atenção para o estudo do "Media Psychology Lab", da Universitat Pompeu Fabra - UPF (Barcelona, Espanha), este que mostrou os hábitos dos ouvintes, o consumo e a credibilidade do meio e o impacto psicológico do rádio durante a crise da covid-19. Foi esse levantamento que apontou que o rádio é "o meio que melhor lida com a crise da covid-19".

Segundo o estudo, o rádio era consumido individualmente na Europa, mas durante o lockdown esse hábito foi alterado, com o retorno da escuta coletiva, assim como ocorria no passado.

Essa audição coletiva foi feita através dos receptores de rádio (FM, AM e DAB+ em alguns países europeus), como também em dispositivos digitais como caixas de som inteligentes (smart speakers), smartphones e tablets. Isso durante as tarefas rotineiras nas residências, como limpeza, o ato de cozinhar e também a presença de pessoas na sala de estar.

O estudo do Media Psychology Lab também apontou que o público considera o rádio como o meio mais imparcial, mais neutro e mais confiável, algo que também é apontado por outros levantamentos, inclusive aqueles que antecederam o período pré-pandemia. "O rádio é um meio que entretém e faz o ouvinte sentir que está acompanhado", destaca Ricardo Henrique.

Credibilidade

O rádio é o meio de maior credibilidade na Europa. Essa afirmação é baseada em um estudo chamado "Net Trust Index 2019", realizado no ano passado. Dos 33 países analisados pelo levantamento, 24 deles tem o rádio como meio mais confiável pela população. Nessa lista estão nações como França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha, Irlanda, entre outros. Portugal, que está entre os países que não colocou o rádio na liderança em credibilidade, tem a TV como meio mais confiável pela população local.

No índice apontado neste estudo pela EBU (Operating Eurovision and Euroradio), que é um resultado percentual entre pessoas na Europa que afirmam que confiam subtraindo o número de entrevistados que dizem que não confiam, o rádio atingiu o patamar de 21%.

O segundo meio no ranking foi a TV, com 2%, imprensa escrita (jornais) com -1%, internet com -23% e, por fim, as redes sociais com -45%. Ou seja, o rádio e a TV foram os únicos meios que alcançaram índices positivos no "Net Trust Index 2019".

O estudo foi citado por Ricardo Henrique na edição de ontem do AESP Talks. O radialista também destacou outro cenário desse mesmo levantamento de 2019. Se expandido o recorte, incluindo outras instituições da sociedade europeia, o rádio aparece como terceiro item geral de maior confiança, atrás apenas do exército e da polícia (entidades que contam com grande credibilidade no continente europeu).

Para se ter ideia, o rádio aparece com um índice bem superior ao valor registrado pelo sistema judiciário e da administração pública que, junto com a TV, também registram valores positivos.

Avanços na audiência de rádio

No início da pandemia, o tudoradio.com chegou a destacar o avanço no consumo de rádio em vários países, com números expressivos no Reino Unido e também na Espanha. No AESP Talks, Ricardo Henrique deu mais detalhes sobre o avanço visto em vários mercados europeus, atualizando os dados conforme a pandemia evoluiu.

No Reino Unido, por exemplo, as estações da BBC tiveram um incremento de 18% na audiência. No geral, 38% dos ouvintes de estações comerciais aumentaram em 1 hora e 45 minutos o tempo de audição durante a crise da covid-19.

O tempo de audição de rádio também avançou na Espanha, indo de uma média entre 15 minutos e duas horas por dia para 30 minutos e três horas diárias. E, reforçando o resultado do estudo feito em Barcelona, o rádio ampliou a sua audiência coletiva, meio que estava concentrado como um consumo individual.

Na Itália, Ricardo Henrique destaca que o rádio recebeu 2,4% de novos ouvintes durante a crise da covid-19, país que contava já com 84% da população consumindo rádio no período pré-pandemia.

Importante rede de rádios da França, a Radio FranceInfo cresceu em 71% na audiência. O tudoradio.com também percebeu comunicados de rádios de diferentes formatos de programação que destacaram seus avanços. A RTL2 FM, rede musical sediada em Paris (pop/rock), disse que registrou seu recorde de audiência, com mais de 2 milhões de ouvintes (Médiamétrie, maio a junho).

Já na Alemanha, o crescimento da audiência de rádio foi de 34% durante a pandemia. Os dados apresentados pelo radialista durante o AESP Talks é com base em vários estudos que balizam o mercado europeu.

Mudanças operacionais

Em sua participação no AESP Talks, Ricardo Henrique também destacou a mudança na rotina operacional das emissoras durante a covid-19. Com mais dificuldades de gerar conteúdo, a TV apostou em reprises, ampliou a cota de jornalismo e também viu alternativas, como a criação de novos canais (novo canal esportivo da RAI apenas com arquivos na Itália, criação de canal com conteúdo adaptado para idosos na República Tcheca, entre outros).

Já no rádio, o meio ampliou a orientação ao público sobre a pandemia, realizou promoções de ajuda, auxiliando a sociedade. No Reino Unido, por exemplo, as rádios locais da BBC se associaram a grupos de voluntários para ajudar no apoio aos idosos. E na Suíça foi percebida uma maior execução de artistas locais.

Ricardo Henrique lembrou da série de recomendações realizadas pela Ofcom (Office of Communications), autoridade reguladora do setor de radiodifusão no Reino Unido. O manual é extenso  e bem taxativo quanto as boas práticas por parte das estações, segundo o radialista durante a live do AESP Talks.

O manual da Ofcom visa combater a desinformação e lembra dos "dados potenciais significativos que podem ser causados por material relacionado ao coronavírus", como "alegações de saúde relacionadas com o vírus, que podem ser prejudiciais", "aconselhamento médico que pode ser nocivo" e "material enganoso em programas relacionados com o vírus ou política pública relativa ao mesmo", trechos lidos por Ricardo Henrique durante a live.

Saiba mais:
> Veja aqui mais notícias sobre o atual momento do rádio em diferentes países
> Confira também as principais tendências para o setor de rádio e tecnologia

AESP Talks e Ricardo Henrique


AESP Talks com Ricardo Henrique, Rodrigo Neves e Robson Ferri - assista no player acima

A participação do radialista brasileiro no AESP Talks desta terça-feira (28) também foi importante para o setor relembrar da extensa trajetória de Ricardo Henrique pelo rádio brasileiro, profissional que atuou por rádios como Transamérica, Jovem Pan FM, Super Rádio Tupi, Rádio Sociedade (atual Itapoan), Rádio Cidade, Nativa FM, entre outras. Hoje, o profissional reside na Alemanha e atua pela Resonant Harmonics.

O bate-papo foi comandado por Rodrigo Neves (presidente da AESP) e por Robson Ferri (Agência RF).

Recomendamos:
> Levantamento aponta que o rádio é o mais resiliente entre todas as mídias tradicionais durante o coronavírus
> Campanha na Alemanha mostra a importância do Rádio para o varejo durante a pandemia do novo coronavírus
> Estudos espanhóis destacam crescimento da audiência online do rádio durante o isolamento social. Credibilidade do meio é alta
> Reportagem da BBC News mostra crescimento da audiência de rádio e queda no uso de serviços de streaming de música

Com informações da Ofcom, Kantar Media, EBU, Observatorie Européen de l’audiovisuel, EurekAleet!, Statista, Into The Minds, Médiamétrie e S&P Global

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.

https://www.tudoradio.com/noticias/ver/23877-o-radio-hoje-com-credibilidade-e-audiencia-em-alta-na-europa-radio-e-o-meio-que-melhor-lida-com-a-crise-da-covid-19